Latrocínio

Acusados da morte de PM são aguardados em Imperatriz

Dupla foi presa em Marabá no Pará e deve ser transferida ainda esta semana; crime ocorreu mês passado em uma loja de celular no bairro Morada Nova

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

IMPERATRIZ - A cúpula da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) solicitou, ontem, ao Poder Judiciário, a transferência de Emerson Santos de Sousa, de 24 anos, e do adolescente de 17 anos, para a cidade de Imperatriz. A polícia informou que eles foram localizados na cidade paraense de Marabá, na noite de segunda-feira. Os dois são suspeitos do assassinato do policial militar Wanderson Monteiro Silva, de 27 anos. O crime ocorreu em Imperatriz, no dia 23 do mês passado.

O delegado Lúcio Reis, superintendente da SHPP, declarou que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP) de Imperatriz como latrocínio (roubo seguido de morte) devido o policial ter sido morto a tiros e a sua bicicleta e a sua pistola foram roubadas. Ainda ontem, o delegado Jeffrey Furtado seguiu para Imperatriz a fim de auxiliar nas investigações.

Ainda ontem, a polícia solicitou ao Poder Judiciário do Pará a transferência de Emerson Santos e do adolescente para o Maranhão onde serão ouvidos na DHPP. Eles foram localizados pela polícia paraense em uma van, em Morada Nova, na cidade de Marabá. Inclusive, o menor estava portando a pistola que havia roubada do policial Wanderson Monteiro.

Confissão

A polícia paraense informou que os acusados confessaram o crime na delegacia de Marabá. Eles disseram que escolheram o alvo do assalto pelo Instagram da loja de celulares, no bairro Juçara, em Imperatriz. No dia do assalto, a dupla portava um revólver calibre 38 e um simulacro de arma de fogo. Já o autor do tiro, que vitimou o policial militar, foi o adolescente.

Eles fugiram levando a pistola da vítima e jogaram o revólver calibre 38 no rio. Ainda no dia do crime, os criminosos passaram por um mercado e, logo depois se esconderam em uma área de matagal, na localidade Embiral, em Imperatriz. Na segunda-feira, 30, a dupla pegou uma van, nas proximidades da rodoviária com destino ao Pará.

Um terceiro envolvido no caso, Pedro Brito Sousa, o Pedium, de 19 anos, que segundo a polícia, teria ajudado na fuga os criminosos, foi morto em confronto com a polícia no mesmo dia do assalto, no bairro do Bacuri. Esse criminoso tinha várias passagens pelo Poder Judiciário por diversos crimes.

Outras ocorrências

O delegado Jair Paiva, da regional de Caxias, informou, ontem, a prisão de Paulo Ricardo Medeiros Miranda, de 31 anos, na Unidade de Pronto Atendimento. Ele havia dado entrada nesse hospital após ter sido baleado e se registrou com nome falso.

A polícia começou a investigar e constatou que em desfavor de Paulo Medeiros havia um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Valparaíso do estado de Goiás com sentença condenatória a 29 anos e 10 meses de reclusão pelos crimes de roubo majorado, homicídio e ocultação de cadáver.

Em Vila Nova dos Martírios foi preso em cumprimento de uma ordem judicial José Sampaio Feitosa. Segundo a polícia, ele é acusado de estupro de vulnerável cujo crime ocorreu no último dia 17 nessa cidade. O detido ainda ontem foi encaminhado para a Unidade Prisional de Açailândia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.