Vida Pet

Erros comuns na hora de alimentar o seu cachorro

Para evitar problemas de saúde, maus hábitos ou excesso de peso no cão, é importante modificar seus hábitos quando você o alimenta e cuida do seu bem-estar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]São Paulo - Por falta de conhecimento ou não perguntar ao veterinário, pode ser que você esteja cometendo erros ao alimentar o seu cão. Não se preocupe, pois isso não é nada grave, tudo pode se modificar e melhorar a favor da saúde de seu peludo.
Conheça os erros mais comuns na hora de alimentar um cão.
Para evitar problemas de saú­de, maus hábitos ou excesso de peso no cão, é importante modificar seus hábitos quando você o alimenta. As típicas falhas que cometemos como donos são:

Deixar a comida ‘ao ar livre’
Com a desculpa de “é para o peludo”, não damos muita atenção ao armazenamento da comida. Mas tal e como acontece com qualquer alimento, as bactérias se encarregarão de sua decomposição, se ele estiver exposto ao ar e à umidade. Desta maneira, é mais provável que o animal adoeça.
Use, por exemplo, os sacos de ração para mantê-la fresca a todo momento, e feche-os bem. Se você dá ao seu pet comida úmida, como arroz, então guarde na geladeira. Qualquer recipiente tem que estar limpo e bem fechado.

Deixar a comida que o cão não consome no prato
Às vezes, os cães não terminam tudo o que há em seu prato, seja porque não gostam de algo ou porque estão satisfeitos. Se isso acontecer, não a deixe à intempérie, e menos ainda se for de noite, porque poderá atrair a atenção de roedores ou insetos.
Além disso, ela começará a se decompor e, se no outro dia o cão for comê-la, ele estará ingerindo alimento em mau estado ou estragado.
A regra é simples: se tiverem se passado três horas e seu pet não comeu todo o prato, é provável que ele já não o consuma. Portanto, você tem duas opções: jogar no lixo ou guardar na geladeira para a próxima refeição.

Não lavar o prato depois da comida
Novamente pensamos que não é necessário, porque se trata do prato do cão, mas não é bom que ele fique sujo da refeição anterior. Embora pareça limpo, o comedouro terá restos de comida que depois se decompõem e se transformam em fungos.
A sujeira nesse recipiente pode acumular bactérias que deixarão o peludo doente. Portanto, quando ele terminar de comer, lave seu prato como o faria com os das pessoas: com detergente e água quente.

Não olhar os prazos de validade
Toda comida vence em algum mo­mento, incluindo a dos cães. Se você lhe der ração úmida ou alimento em lata, dê muita atenção a esse prazo de validade, porque se o animal come algo em mal estado, pode sofrer de dor de estômago, vômitos, diarreia, etc. Atenção, a ração seca também tem prazo de validade.

[e-s001]Outras Falhas que não se deve cometer ao alimentar seu cãozinho

Além desses erros, há outras questões que devem ser levadas em conta na hora de dar de comer ao seu pet. Portanto, dê muita atenção:

- Não exceda a quantidade de ração diária. Pergunte ao veterinário para saber a quantidade adequada segundo a idade, o peso ou certas condições.
- Não compre alimentos em grande quantidade, se você tiver apenas um animal já que a exposição à umidade, ao sol ou ao poeira o deteriora facilmente.
- Evite comprar marcas de ração muito baratas para economizar um pouco de dinheiro. Muitas vezes elas provocam problemas digestivos no peludo e o gasto com o veterinário e medicamentos será superior ao economizado.
- Não se esqueça de alimentá-lo diariamente, já que, se ele passar fome, se tornará agressivo, fuçará o lixo e até poderá morder o que encontrar em seu caminho.
- Não lhe dê restos de sua comida, como ossos ou gordura animal, porque fazem mal para a sua saúde.
- Não lhe ofereça biscoitos ou petiscos. Ele só deve recebê-los quando se comportar bem, quer dizer, como um prêmio.
- Evite abusar de ração úmida ou de comida “de pessoas”, porque têm muitos hidratos de carbono e é provável que aumente seu peso.
- Não alimente o seu cão com algo que o veterinário tenha proibido. É ruim para a saúde do animal.
- Evite comprar alimentos de adultos para seu filhote, e vice-versa. Cada um está preparada com a dose de vitaminas e proteínas que os cães precisam em cada idade determinada.

[e-s001]Meu cãozinho não quer comer. O que fazer?

Primeira preocupação deve ser com relação à saúde dele; outro fator que pode afetar o apetite do seu animal é alguma dor no dente, por exemplo

Agora, o seu filho peludo resolveu que não quer comer e nós, como mães e pais super protetores que somos, ficamos desesperados para que nossos bebês se alimentem. Bom, pode ser que você nunca passe por isso, mas não é raro que os bichinhos passem a rejeitar a comida, e isso pode acontecer por diversos motivos. Então, vamos lá: meu cachorro não quer comer. O que eu faço?

Problemas de saúde
Se seu pet não está querendo comer, a primeira preocupação deve ser com relação à saúde dele. A falta de apetite pode ser um sintoma de várias doenças. No entanto, se o caso for algum problema de saúde, primeiro ele rejeitará qualquer tipo de comida (e não somente a ração); segundo, esse sintoma virá acompanhado de outros que podem incluir: febre, vômito e diarreia, por exemplo.

Outros fator que pode afetar o apetite do seu animal é alguma dor no dente, por exemplo. Problemas dentários dificultam a mastigação e isso pode fazer com que seu bichinho não consiga comer (mesmo que tenha fome). Uma avaliação veterinária é necessária para identificar o problema e para que o tratamento correto seja feito.
Por isso, se o seu cachorro não quer comer, mas também apresenta outros sintomas ou comportamentos anormais, leve-o ao veterinário o quanto antes para uma avaliação médica.

Cansado da mesmice
A ração é um alimento importante para a saúde do seu pet, já que contém vários nutrientes necessários. Mas agora você imagina só como deve ser a vida comendo somente a mesma coisa dia e noite. Dá tristeza só de pensar, né?
Claro que isso não quer dizer que você deva dar todas as comidas e guloseimas humanas para ele, como chocolate, por exemplo. Isso só fará mal para o bichinho.

Existem alimentos permitidos que são tão prazeroso para eles quanto as guloseimas para nós. Frutas, legumes e petiscos próprios para cães. É uma ótima ideia servir esses alimentos para o seu bichinho ao longo do dia de forma variada e maneirada, claro.

Isso fará com que a alimentação do seu animal seja diferente e ele não fique enjoado das refeições. Mas se você exagerar na quantidade de petiscos ele não terá apetite para a ração e aí seu esforço será em vão.

Mudanças na rotina
Mudanças no dia a dia do seu cachorrinho são um grande fator para alterar o apetite dele. Mudar de casa, ficar em um lugar diferente como a casa de um parente ou hotel para cachorro, a chegada ou partida de pessoas na casa… Tudo isso pode fazer com que seu bichinho não queira comer.

O aumento da temperatura também influencia bastante. Se você viajou com seu cãozinho para uma região muito quente, ou mesmo aqueles dias de calor acima do normal, afeta o apetite do seu animal que pode ficar mais letárgico e sem fome.
No entanto, em todos esses casos essa falta de apetite tende há durar pouco tempo, um dia no máximo! Se o sintoma persistir pode significar algum problema maior e aí é preciso procurar ajuda veterinária para uma avaliação correta.

Maneiras de fazer seu pet voltar a comer
Um erro muito grande que as pessoas cometem quando o animal apresenta falta de apetite, é servir um monte de comida apetitosa, mas que ele não está acostumado. Se você fizer isso, os bichinhos, que não são bobos nem nada, vão entender que, se recusarem a ração, eles ganharão outros tipos de comida. Então, o que vai acontecer? Isso mesmo, eles não vão mais comer a comida deles porque sabem que aí ganharão da sua comida.

Uma boa alternativa é deixar a comida do seu cachorro mais apetitosa com alguns artifícios. As rações úmidas são ótimas pra isso. Além de deixarem a ração mais molinha, elas possuem um cheiro bem forte que atrai os bichinhos. Um bom truque é misturar a ração úmida com a seca e ir tirando aos poucos, até que o seu bichinho volte a comer normalmente.
Vale lembrar que ficar trocando de ração toda hora não é saudável e pode mexer com o organismo do cachorro. Se for realizar alguma troca ela deve ser feita aos poucos, como no uso da ração úmida que acabei de citar.
De qualquer forma, siga as dicas e fique atento a qualquer mudança comportamental do seu peludo. A falta de apetite pode ser algo normal uma vez ou outra, mas devemos sempre estar atentos à saúde deles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.