Debate

Cultura e censura em pauta

Sérgio Mamberti participa hoje, às 17h30, na Casa do Maranhão, do debate "Arte, Censura e Resistência"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Sérgio Mamberti vem a São Luís
Sérgio Mamberti vem a São Luís (Sérgio Mamberti)

São Luís -O ator, diretor e produtor cultural Sérgio Mamberti estará hoje em São Luís para falar sobre o tema “Arte, Censura e Resistência”. O evento ocorre às 17h30, na Casa do Maranhão (Praia Grande), com o objetivo de ampliar o debate de temas contemporâneos relacionados aos Direitos Humanos. A realização é da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e integra a 14ª edição do projeto Diálogos Insurgentes, do Governo do Estado do Maranhão.

Na ocasião, o artista debaterá as tentativas de censura a projetos artísticos e pedagógicos que ocorrem no Brasil. Desde o início do ano, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) já vetou o apoio a três filmes brasileiros com a temática LGBT (“Greta”), LGBT e negritude (“Negrum3”) e de recuperação da história de militantes que lutaram contra a ditadura (“Marighella”). A retirada de incentivos para as áreas das ciências humanas é outra forma de vetar o pensamento crítico na universidade e também deverá estar na pauta de Mamberti.

A retirada de gibis da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, por ordem do prefeito da cidade, Marcelo Crivella, porque um dos quadrinhos ilustrava um beijo gay e o fato de o governador de São Paulo, João Dória ter vetado a distribuição de material educativo sobre gênero, sob acusação de apologia à “ideologia de gênero” também não deverão passar à margem do diálogo.

Perfil
Ator, diretor, produtor, autor e político brasileiro, Sérgio Duarte Mamberti nasceu em Santos, São Paulo, em 22 de abril de 1939. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, é dramaturgo há mais de 50 anos. Referência em atuação, Mamberti é, até hoje, lembrado por personagens que interpretou, como o culto mordomo Eugênio, na novela da TV Globo, Vale Tudo, em 1988; e o Doutor Vítor, em Castelo Rá-tim-bum, na TV Cultura.

É vencedor de diversos prêmios e está, atualmente, na 5ª temporada da peça “Visitando Sr. Green”, no Teatro Renaissance, em São Paulo. A peça foi apresentada no Festival Tchecov, no Teatro Maiakovski, em Moscou. Engajado na política brasileira, Mamberti já foi secretário da Identidade e da Diversidade Cultural e presidente da Fundação Nacional de Artes no Ministério da Cultura.

Serviço

O quê

14ª edição do Diálogos Insurgentes, com Sérgio Mamberti

Quando

Hoje, das 17h30 às 19h30

Onde

Casa do Maranhão (Praia Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.