Facção

Briga entre facções criminosas faz mais uma vítima na Vila Cascavel

Ediovaldo Paiva Segundo foi executado com vários tiros e o corpo foi deixado na Rua do Muro, naquele bairro, onde recentemente a polícia prendeu vários bandidos

Ismael Araújo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Arma de fogo é o instrumento mais usado nos crimes na Vila Cascavel
Arma de fogo é o instrumento mais usado nos crimes na Vila Cascavel (Arma)

SÃO LUÍS - Líderes de facções criminosas executaram, ontem, Ediovaldo Paiva Segundo, de 26 anos, na rua do Muro, na Vila Cascavel, área do São Raimundo. Nessa localidade, a Polícia Civil realizou a operação Demolição, no último dia 19, visando desarticular uma organização criminosa, coordenada por internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Esse bando é acusado de praticar vários tipos de crimes, como tortura, homicídio, sequestro e tráfico de droga.

Ainda segundo a polícia, Ediovaldo Paiva, que era morador do Conjunto São Raimundo, foi encontrado morto na Rua do Muro, nas proximidades da Academia do Corpo de Bombeiros Militar. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) foram acionados e constataram várias perfurações de tiros no corpo da vítima.

Os policiais militares e civis estiveram no local, mas nenhum morador quis falar sobre o assunto por receio de algum tipo de represália por parte de faccionados. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia e o resultado dos exames será encaminhado para a Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), a quem cabe investigar o caso.

Nesse bairro, no dia 20 de julho, um confronto em entre faccionados resultou na morte de Pablo Ricardo Neres Moraes Silva, de 24 anos. A vítima foi morta a pedradas e tijoladas em via pública. O caso ainda está sendo investigado pela delegacia do bairro com apoio da SHPP.

Demolição

O delegado Carlos Alessandro de Assis, superintendente da Polícia Civil da Capital, informou que a polícia tem intensificado as ações na região do São Raimundo e bairros adjacentes visando conter a onda de crimes liderada por faccionados. Ao longo de três meses, a polícia conseguiu identificar os autores desses crimes e descobriu que as ordens partiam do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Durante o último cerco policial na região foram presos João Vitor Araújo Barros, Pablo Felipe da Silva Ribeiro, Elizabeth Nogueira Soares, Dulcilene Rocha dos Santos, Núbia Cristiane Bezerra Lima, Wellington Sandro dos Santos Lima e Leone de Sousa Caxias. A polícia cumpriu, ainda, ordens de prisões contra custodiados de Pedrinhas.

Os presos foram levados para a delegacia de Polícia Civil do São Raimundo onde foram ouvidos pelos delegados Henrique Mesquita, Murilo Lapenda e Carlos Alessandro de Assis, e em seguida foram encaminhados à unidade prisional.

Outras ações

Ainda este ano, pelo menos três ações da polícia já ocorreram nessa localidade. Uma delas foi no início deste mês, quando os policiais tentavam encontrar um cemitério clandestino. Outro cerco ocorreu no dia 18 de julho, que resultou na prisão dos faccionados Wenderson Escócio Feitosa, Luiz Henrique Lima Fernandes e Nathanael Felipe da Silva e Silva, o Satan.

Eles foram presos em cumprimento de ordens judiciais expedidas pela Central de Inquéritos de São Luís após investigação realizada pelo 15º Distrito Policial, no São Raimundo, que constatou que os acuados faziam parte de uma facção que tem com base no Rio de Janeiro. Esse grupo, inclusive, teria torturado um morador do São Raimundo e ainda exibiram essa ação na rede social.

Mais mortes

A SHPP está investigando, também, a morte de Osvaldo Pereira Brito Neto, de 21 anos, que foi morto a tiros, pedradas e pauladas por integrantes de uma facção criminosa na madrugada desta segunda-feira, 30, na cidade de São José de Ribamar.

Já na cidade de Aldeias Altas, no povoado Tavoca, ocorreu no domingo, 29, a morte de Francisco dos Santos de Mendonça, de 23 anos, vítima de descarga elétrica. Ele, em companhia de três homens, consertava uma antena parabólica quando teve contato com a rede de energia elétrica. Os quatro sofreram a descarga elétrica e foram levados para a Unidade Pronto Atendimento em Caxias. Francisco dos Santos chegou sem vida ao hospital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.