PH | COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

30/09/2019

Maranhenses em Porto Alegre
Entre os dias 20 e 22 deste mês, Porto Alegre sediou o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, o maior evento da área na América Latina.
Em três dias de encontro, médicos de todo o Brasil e do Exterior abordaram temas como inovações para diagnósticos e tratamentos e também apresentaram novos estudos e abordagens na área.
No evento, houve o lançamento de uma atualização da Diretriz de Prevenção da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Conforme o documento, as taxas de mortes por doenças cardiovasculares por faixa etária estão diminuindo no Brasil. Contudo, o total de óbitos tem aumentado devido ao envelhecimento e ao adoecimento da população. Só neste ano, estima a SBC, as doenças do coração serão as causas de 400 mil mortes no país.
No novo texto, há estratégias atualizadas para abordar os fatores de risco que provocam as doenças do coração.
Além dos assuntos tradicionais, foram trazidas novas discussões, como a relação importante entre obesidade e problemas cardíacos e o uso de técnicas tradicionais da medicina oriental para prevenir e reabilitar pacientes.
Do Maranhão, marcaram presença no Congresso, os cardiologistas José Benedito Buhatem e Raimundo Furtado – este, famoso por ter introduzido no Brasil a técnica transradial para implantação de stents, o que o tornou um ícone na prática do cateterismo
por incisão no pulso.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte