COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O DOMINGO foi de festa para a família Pinheiro Fialho no IT Gourmet, dos irmãos Soraia e Marcelo Fialho. Tudo por conta da presença do procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima, maranhense de Imperatriz, que desde junho deste ano é o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (MPjTCDF). Ele é graduado em Relações Internacionais e em Direito e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. E veio rever São Luís com a esposa, os filhos e a mãe Elenice Pinheiro Lima, que é irmã de Socorro Fialho. Com o “tio” Reges Fialho, os primos Marcelo e Fernando Fialho e Pádua Weber, degustou bons vinhos, saboreou deliciosos quitutes e colocou as conversas em dia numa tarde luminosa do tórrido verão maranhense
O DOMINGO foi de festa para a família Pinheiro Fialho no IT Gourmet, dos irmãos Soraia e Marcelo Fialho. Tudo por conta da presença do procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima, maranhense de Imperatriz, que desde junho deste ano é o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (MPjTCDF). Ele é graduado em Relações Internacionais e em Direito e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. E veio rever São Luís com a esposa, os filhos e a mãe Elenice Pinheiro Lima, que é irmã de Socorro Fialho. Com o “tio” Reges Fialho, os primos Marcelo e Fernando Fialho e Pádua Weber, degustou bons vinhos, saboreou deliciosos quitutes e colocou as conversas em dia numa tarde luminosa do tórrido verão maranhense
Os cardiologistas José Benedito Buhatem e Raimundo Furtado no 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia realizado na capital do Rio Grande do Sul
Os cardiologistas José Benedito Buhatem e Raimundo Furtado no 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia realizado na capital do Rio Grande do Sul

Maranhenses em Porto Alegre
Entre os dias 20 e 22 deste mês, Porto Alegre sediou o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, o maior evento da área na América Latina.
Em três dias de encontro, médicos de todo o Brasil e do Exterior abordaram temas como inovações para diagnósticos e tratamentos e também apresentaram novos estudos e abordagens na área.
No evento, houve o lançamento de uma atualização da Diretriz de Prevenção da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Conforme o documento, as taxas de mortes por doenças cardiovasculares por faixa etária estão diminuindo no Brasil. Contudo, o total de óbitos tem aumentado devido ao envelhecimento e ao adoecimento da população. Só neste ano, estima a SBC, as doenças do coração serão as causas de 400 mil mortes no país.
No novo texto, há estratégias atualizadas para abordar os fatores de risco que provocam as doenças do coração.
Além dos assuntos tradicionais, foram trazidas novas discussões, como a relação importante entre obesidade e problemas cardíacos e o uso de técnicas tradicionais da medicina oriental para prevenir e reabilitar pacientes.
Do Maranhão, marcaram presença no Congresso, os cardiologistas José Benedito Buhatem e Raimundo Furtado – este, famoso por ter introduzido no Brasil a técnica transradial para implantação de stents, o que o tornou um ícone na prática do cateterismo
por incisão no pulso.

Relíquias
No dia da canonização de Irmã Dulce dos Pobres, um relicário, com um pequeno fragmento de sua costela, será entregue ao papa Francisco e ficará guardado na Capela das Relíquias, no Vaticano.
A revelação aí é feita por dom Murilo Krieger, arcebispo primaz do Brasil e piloto da Arquidiocese de Salvador. Ele diz que desde que foi inaugurada a Capela das Relíquias, com os restos mortais de Irmã Dulce, muita coisa errada tem sido escrita e dita a respeito.
É por aí que ele dá uma aula sobre o assunto, obviamente do ponto de vista do entendimento dos católicos nos dias de hoje:
– Relíquia é um fragmento do corpo de um santo, geralmente dos ossos, venerado com grande respeito pelos católicos, pois esse corpo foi templo do Espírito Santo e ele o utilizou para realizar boas obras.

Classificação
Ressalta dom Murilo que normalmente as relíquias são classificadas como de primeiro grau, se são parte do corpo; de segundo grau, se objetos de uso pessoal do santo; ou de terceiro grau, quando se trata de um objeto que eventualmente tenha tocado o corpo do santo, por exemplo, um lenço.
Como se vê, as obras sociais de Irmã Dulce estão cheias de relíquias de todos os níveis.
Dom Murilo lembra que a Bíblia faz referências às relíquias, como Atos dos Apóstolos 9,20 e Mateus 9,20, neste caso, sobre uma mulher que tocou a túnica de Jesus, confiante em sua cura, e foi curada.

Sócio da ALL
Desembarcou ontem em São Luís, o Prof. Dr. Jorge Olimpio Bento, especialmente para receber o diploma de sócio correspondente da Academia Ludovicense de Letras (ALL), que ocorrerá nesta terça-feira, dia 1º de outubro, às 19h, na casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche, no Beco Catarina Mina.
Hoje à tarde, o Prof. Jorge Bento estará na UFMA, para um bate-papo com os alunos de educação física daquela Universidade.
O Prof. Jorge, que ontem fez uma visita à Feirinha de São Luís, é respeitado mundialmente.
Ele, que é um dos principais pensadores da área das ciências do esporte e motricidade humana, é professor emérito da
Universidade do Porto (PT).

Opinião corajosa
Paulo Hartung, atualmente sem partido e ex-governador do Espírito Santo por três vezes, fez um diagnóstico sobre a realidade do país, esta semana, que a maioria não
tem coragem de assumir:
“Passou da hora de o Estado brasileiro deixar de ser a única solução para tudo. Não somente porque os governos não queiram mais esse perfil, mas porque chegaram ao fim os recursos para tal. Não há dinheiro para que a viúva siga sendo a mãe generosa de todos. União, Estados e municípios estão quebrados e sem de onde
tirar um centavo a mais”.
Adiante, acrescentou: “Não podemos mais olhar os absurdos das mordomias e do desperdício do dinheiro público, fingindo que não existem, porque não temos mais de onde tirar. Isso tem que acabar.”
Finalizou: “Se não desamarrarmos essa corrente que o Estado brasileiro tem nos pés e não crescermos, vai faltar dinheiro para custear o mais elementar. Se as mudanças não ocorrerem, seremos um arremedo de nação, irrecuperável, muito pior ainda do que já estamos.”

Suspeita de filho
“O ex-Procurador Geral da República abertamente admitindo que queria matar um Ministro do STF e ainda tem gente querendo me convencer que o avião caiu por acidente!” Delaração de Francisco Prehn Zavascki, filho de Teori Zavascki, manifestando-se em seu Facebook após Rodrigo Janot revelar os planos para matar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Teori Zavascki, então relator da Lava Jato no STF, morreu em janeiro de 2017 num acidente de avião no litoral de Paraty (RJ).

DE RELANCE

O jogo virou
Uma brecha na lei sobre delação premiada ganhou impulso pelas redes sociais e reforço para discussão processual no Supremo Tribunal Federal. A defesa é sempre a última a falar no processo, o que não ocorreu. Como os réus se tornaram colaboradores, deveriam ter a oportunidade. Era uma tese criativa, que parecia sem consistência. A decisão de ante ontem no STF vai balançar tudo.

Deu no site
“A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga o governo a indicar, por meio de placas, se as praias brasileiras estão aptas
para o banho.” É a tendência de querer substituir o que é tarefa das Prefeituras, como se nada mais tivesse a tratar.

Malabarismo
O novo Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, encaminhado em junho ao Congresso Nacional, dá prazo de dois anos aos Estados para se reenquadrarem no teto de gastos e cinco anos para adequação aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Informação dada pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, sexta-feira à noite. Não funcionará. Prova disso é que os Estados que já renegociaram dívidas com a União não conseguiram cumprir com o limite da despesa.

Cuidado com o que disser
Marqueteiro que prepara palestras para candidatos em São Luís, incluirá um episódio que entrou para o folclore político. Juarez Távora fazia campanha para a Presidência da República, em 1955. Em um comício, no interior de Pernambuco, anunciou: “No meu governo, todo mundo vai ter de trabalhar.” Um eleitor gritou: “Ele nem ganhou e já começa a nos perseguir.”

Efeito bomba
Os políticos que gostam de brincar com palito de fósforo perto de um tanque de gasolina foram superados por Rodrigo Janot. Para a imagem do País, é um desastre o ex-chefe do órgão de acusação dizer com tranquilidade que cogitou matar um ministro do Supremo Tribunal Federal.

O que deve mudar
Com a chegada do projeto de reforma tributária ao Congresso Nacional, a expressão Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) será incorporada ao noticiário. Buscará substituir o que é cobrado em fatias do consumidor e se transformar em imposto único. Isso dará melhor transparência, além de facilitar todo o processo de tributação. O IVA é utilizado há muitos anos na União Europeia pela facilidade da aplicação e recolhimento entre os países integrantes. Se aprovado, poderá se tornar um mecanismo ágil nas operações do Mercosul, porque Argentina, Paraguai e Uruguai já possuem o sistema.

Exemplo
Se um produto tem o preço de 100 reais e o IVA está fixado em 20 por cento, o consumidor pagará 120 reais. Desse valor, 20 reais são repassados ao governo em forma e tributo. Na lista dos impostos que serão substituídos estão ICMS, IPI, IOS, Cofins, IOF, PIS/Pasep, entre outros.

O tiro no pé do STF
Os ministros do STF proibiram a condução coercitiva. Agora, diante de um caso em que o ex-procurador Rodrigo Janot afirma que pensou em assassinar um ministro do STF, o Tribunal nada pode fazer. Na decisão de busca e apreensão determinada na residência do ex PGR, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Policia Federal colhesse imediatamente o depoimento de Rodrigo Janot, já que a condução coercitiva
está proibida pelo próprio STF.

Para escrever na pedra:
“Vestir-se bem não é só uma questão de vaidade, é uma vontade de estar bem consigo”. De Costanza Pascolato, 80 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.