Gastronomia Maranhense

Inscrições para oficina gratuita de culinária estão abertas

Curso ensinará receitas com jabiraca; inscrições podem ser feitas das 8h às 18h, somente na próxima quinta-feira (3), no Museu da Gastronomia Maranhense; evento integra a programação do Centro de Capacitação em Culinária Típica da Prefeitura de São Luís

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Oficinas de culinária maranhense têm sido realizadas no Museu da Gastronomia
Oficinas de culinária maranhense têm sido realizadas no Museu da Gastronomia (culinária maranhense)

A jabiraca (peixe seco) será o elemento gastronômico da próxima oficina gratuita oferecida na próxima segunda e terça-feira, nos dias 7 e 8 de outubro, das 14h às 18h, pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). As inscrições podem ser feitas na sede do Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, Nº 83), das 8h às 18h, somente na próxima quinta-feira (3).

O evento integra a programação do Centro de Capacitação em Culinária Típica, que funciona no Museu da Gastronomia, iniciativa que tem como objetivo fortalecer a gastronomia local ao mesmo tempo em que incentiva as potencialidades turísticas da capital.

Os cursos ofertados no Centro de Capacitação também têm como objetivo fomentar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo. "As oficinas têm capacitado os alunos para tornar os pratos típicos de São Luís ainda mais comuns nas ruas e estabelecimentos comerciais, para que quando o visitante chegue na cidade, se depare com a nossa riqueza gastronômica local", afirma a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O instrutor Igor Henrique Santos ensinará receitas como escondidinho de jabiraca, torta de jabiraca e arroz branco de acompanhamento. Macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, milho e abacaxi já foram temas de oficinas realizadas pela gestão municipal.

SAIBA MAIS

Inaugurado no dia 13 de junho deste ano, o museu ocupa um prédio histórico da cidade e, reúne um acervo riquíssimo da gastronomia maranhense em um espaço que é moderno e ao mesmo tempo preserva as características coloniais, servindo como resgate para a cultura local, apresentando para a população e turistas as curiosidades sobre a nossa culinária.

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto. Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense é exortada no Museu de Gastronomia para proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

Para visitação, o local funciona de segunda à sexta, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.