Dia Internacional do Idoso

Idosos se reúnem no Parque do Rangedor em manhã esportiva

Ação marca celebrações do dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso; I Caminhada dos Idosos São Luís Saudável, teve exercícios e terapias alternativas que animaram os presentes; evento ocorreu na manhã de ontem na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Caminhada mostrou os benefícios dos exercícios para a terceira idade
Caminhada mostrou os benefícios dos exercícios para a terceira idade

São Luís -Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, idosos se reuniram na manhã deste domingo, no Parque do Rangedor, para uma caminhada e a prática de atividades físicas. O evento, a I Caminhada dos Idosos São Luís Saudável, foi promovida pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer em parceria com o Ministério Público.

Integrantes do programa São Luís Saudável, ação da Prefeitura que leva atividades físicas a idosos de vários bairros da capital, participaram da caminhada ao lado de diversos outros idosos que se interessaram pelo evento. No local, faixas e cartazes traziam mensagens que faziam referência à pessoa idosa. Além da caminhada, os idosos participaram de aulas de dança e capoterapia (terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva), e puderam contar com profissionais da saúde no local do evento. Frutas e água mineral estiveram á disposição de todos que participaram.

“Eu estou adorando esse evento. O tema é ótimo, o local é lindo, a atividade é fundamental para nós idosas. A organização foi muito boa. Estou torcendo para que tenham outros eventos como esse. A gente faz atividades físicas e acaba ficando mais saudável. Eu me divirto muito e adoro quando nos levam para passear e dançar”, destacou a dona de casa e aluna do Programa São Luís Saudável, Maria Irene.

Atividades físicas marcaram a programação
Atividades físicas marcaram a programação

A Caminhada teve como principais objetivos garantir a qualidade de vida, promover a plena inclusão e a cidadania do idoso, além de dar visibilidade às ações desta parcela da população. Além disso, espera-se que a sociedade, de forma organizada, inclua gradativamente a prática do lazer em seu cotidiano comunitário. De igual forma, espera-se não apenas ocupar o tempo livre, mas resgatar a cultura de lazer dos cidadãos, inclusive as pessoas idosas. Após a caminhada, foram realizadas atividades de integração nas dependências do Parque do Rangedor.

“Esperávamos um grande evento, mas superamos nossas expectativas. Contamos com um numero considerável de idosos e pudemos levar atividades físicas e também dar uma maior visibilidade a estas pessoas que recebem a atenção da gestão do prefeito Edivaldo. Espero que possamos realizar outras iniciativas como esta não somente para os idosos, mas também outros segmentos que precisam de atenção”, destacou o Secretário Municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.