Inovação

Árvore fotovoltaica oferece recarga para eletrônicos

Implantada no Parque do Rangedor, mobiliário urbano é o primeiro do tipo implantado no Maranhão; equipamento solar gera energia limpa e é uma das atrações para o público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Árvore tem atraído atenção de visitantes do Parque Rangedor
Árvore tem atraído atenção de visitantes do Parque Rangedor (árvore de energia solar)

São Luís - Uma alternativa sustentável e moderna que tem chamado a atenção dos frequentadores do Parque do Rangedor é a primeira árvore fotovoltaica do Estado do Maranhão. O mobiliário urbano, instalado a cerca de 1,5 km da entrada do parque, gera energia limpa e oferece recarga de dispositivos eletrônicos, a exemplo de celulares, com energia solar.

A novidade agradou aos usuários do espaço. “Achei a ideia muito boa, pois une sustentabilidade e inovação, gerando energia limpa e, além de tudo, é muito bonita, uma tecnologia que transforma a luz do sol em energia”, diz Jacilene Silva Ferreira, que passeava no parque com a família.

A árvore foi instalada pela Sunew, empresa brasileira líder global na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV – do inglês Organic Photovoltaic), em parceria com a Equatorial Energia Cemar – distribuidora de energia elétrica do Estado.

A OPTree traz a tecnologia do OPV que, por ser um filme leve e flexível, permite a aplicação em qualquer tipo de superfície, inclusive áreas curvas ou irregulares, como na instalação nas “folhas” da árvore fotovoltaica.

“É muito interessante, pois dá alternativa para quem vem ao parque e quer recarregar dispositivos com cabo USB. Além do mais, chamou a atenção por ser bonita e diferente”, disse Gorete Costa, que usa o parque para caminhadas, frequentando o espaço desde a sua inauguração.

O mobiliário urbano tem estrutura em aço inox cuja base é composta por um banco de madeira certificada com saídas USB que permitem a recarga de telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos.

O CEO da Sunew, Tiago Alves, ressalta a importância de disseminar os benefícios da energia limpa. “O mobiliário é um ponto de encontro entre amigos e uma forma de colocar a população em contato com a inovação e tecnologias sustentáveis. A Sunew tem um produto transformador com tecnologia de ponta e o objetivo é resolver boa parte do desafio energético do planeta”, explica Tiago.

Jorlany Tainá Martins ainda não conhecia o mobiliário. “Gostei de saber que no parque temos um local para recarregar nossos celulares, especialmente sabendo que provém de energia solar, que é sustentável”, disse.
Inaugurado recentemente, o Parque Rangedor é novo ponto de lazer e turismo de São Luís e conta com 3,5 km de pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, academia ao ar livre, praças, dois estacionamentos, playgrounds, quadras poliesportivas e espaços de convivência.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.