Setembro Amarelo

Ação promove atendimentos no Centro de São Luís

Foram realizados 450 atendimentos de saúde e três internações de dependentes químicos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Profissionais da área da saúde trabalhando na “Operação Regate”
Profissionais da área da saúde trabalhando na “Operação Regate” (Operação Resgate)

São Luís - Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, foi realizada na manhã de ontem, nas proximidades do Mercado Central, mais uma Operação Resgate, que disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua. A ação é promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SVES), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Blitz Urbana. Ao todo, foram realizados 450 atendimentos de saúde e três internamentos de dependentes químicos que se encontravam em situação de rua

Além da assistência aos dependentes químicos, foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, testes rápido HIV, sífilis e hepatites, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza. Ao todo foram realizados 450 atendimentos de saúde e três internações de dependentes químicos que se encontravam em situação de rua.

“Muito mais que o combate às drogas e, consequentemente, à criminalidade e violência, a ação buscou, por meio dos serviços ofertados, a aproximação com a comunidade do Mercado Central e, principalmente, com os moradores em situação de rua e dependentes químicos que frequentam a área. Assim, com esta ação, são 45 pessoas já retiradas das ruas em 2019”, disse o coordenador geral do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é oferecido pelo Sistema Único de Saúde e é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como copatrocinadora.

Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.