Estado Econômico

Aberto edital para operação da Ferrovia Norte-Sul no MA

Propostas das empresas serão abertas dia 7 de outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
(Norte sul)

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias abriu edital destinado a empresas que queiram operar no Pátio da Ferrovia Norte-Sul (FNS) em Porto Franco (MA) para armazenagem, transbordo e o transporte de cargas de grãos, farelos e afins. A data de abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas é 7 de outubro.


O terminal se encontra em plenas condições operacionais, possibilitando aos interessados o início imediato da operação de cargas provenientes da rodovia para a ferrovia e vice-versa.
Segundo o edital, o prazo para a concessão é de 15 anos e pode ser renovado por igual período. O leilão do lote terá início com valor de R$ 4.750.000,00. Vence a maior oferta. O certame acontecerá no dia 7 de outubro, às 10h, em Brasília.


Empresas como Bunge, Agrex e Cargill já estão instaladas em terminais adjacentes, aproveitando todas as vantagens que o Pátio de Porto Franco proporciona, como localização e infraestrutura ferroviária.
O modal ferroviário garante baixo custo do frete e o transporte em grande escala. Além da redução nas emissões de poluentes atmosféricos, há também a redução no número de acidentes e a manutenção em estradas.


Poderão participar empresas autorizadas e legalmente habilitadas, isoladamente ou em consórcio, para a prestação de serviços de armazenamento, manuseio, beneficiamento e transferência para terceiros de grãos, sementes, farelos e afins; ou que estejam dispostas além da prestação dos serviços para carga própria; ou, ainda, que tenham como atividade, seja no objeto social da matriz e/ou suas filiais, a comercialização, armazenamento, manuseio, beneficiamento e transporte de grãos.

Renegociação prorrogada

A superintendência do Banco da Amazônia acatou pleito feito pela Fiema e Associação Comercial para prorrogar o prazo de renegociação de dívidas dos clientes inadimplentes com o Banco, que tem data limite nesta segunda, 30.
De acordo com ofício encaminhado pelo Banco ao presidente da Fiema, Edilson Baldez a campanha “Recupera Mais Crédito” que se destina a liquidação à vista, em condições especiais, de operações compensadas da carteira comercial e fomento, exceto FNO, foi prorrogada até o dia 30 de dezembro
de 2019.

Desempenho Ambiental

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou os resultados do Índice de Desempenho Ambiental das instalações portuárias do país, referente a 2018. No ranking dos portos públicos, destaque para Itajaí (99,48 pontos), Paranaguá (99,29), Itaqui (95,48), Pecém (90,80) e Santos (83,32 pontos).
Entre os terminais privados, os melhores resultados foram Ponta da Madeira (91,79) pontos, seguido de Navegantes (87,84 pontos) e Ilha Guaíba - TIG ( 87,34 pontos).

Profissional habilitada

A empresária Ana Cristina Vieira continua a investir em sua qualificação, atualização e aperfeiçoamento profissional. Ela acaba de receber certificado de habilitada em dermapleaning, técnica que promove limpeza de pele de alto impacto.
Somente a empresária e outra profissional estão habilitadas em São Luís.
A nova técnica, como também camuflagem de estrias e BB Glow, estão sendo ofertadas em sua clínica, a Estética Sublime, instalada no Pátio Jardins, no Cohafuma.

Programas de integridade

O Ministério Público do Maranhão e o Sebrae firmaram Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de realizar ações conjuntas de incentivo às micro e pequenas empresas, visando à implantação e o aperfeiçoamento de programas de integridade (compliance) nos municípios do estado.
O acordo, que tem prazo de 18 meses, foi assinado no seminário “Maranhão Mais Simples: menos burocracia, mais desenvolvimento”, na sede do Sebrae, no bairro Jaracaty, em São Luís.

Emprego formal

Em agosto, o emprego formal teve saldo positivo no Maranhão. De acordo com o Caged, divulgado pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram abertas 1.495 novas vagas com carteira assinada, resultado do saldo de 13.526 contratações e 12.031 demissões no estado. Construção Civil foi destaque na geração de emprego no estado com 970 novos contratos.

Frase

“Tem que desburocratizar, tem que simplificar, para tornar o ambiente mais propício ao desenvolvimento dos negócios no nosso estado”
Albertino Leal
Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão

Varejo

Estágio na Vale
O Programa de Estágio 2020 da Vale já está com inscrições abertas. Serão cerca de 1.000 vagas para o Brasil, sendo 125 delas para as operações da empresa no Maranhão, distribuídas entre os municípios de São Luís, Santa Inês e Açailândia. Estudantes de nível técnico e superior podem se inscrever até o dia 14 de outubro pelo site www.vale.com/estagio.

Censo simplificado
A Secretaria municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), realiza desde o
início de setembro, censo simplificado em Imperatriz, com o objetivo de atualizar as informações sobre os domicílios e a infraestrutura
do município.

Liberdade Econômica
O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, afirmou que a Lei da Liberdade Econômica vai modificar a imagem do empreendedor no país, que hoje é tratado como inimigo da sociedade. “O Estado tem que confiar e apoiar o empreendedor”, observou o diretor, ressaltando que o fim da aplicação de regras pelo poder público facilita os pequenos negócios. “A lei revela uma nova era para quem quer empreender no Brasil e agora precisamos trabalhar com estados e municípios para que a legislação seja aplicada. É importante que o empresário também valorize essa confiança e a parceria”, observou Quick, elogiando o Congresso Nacional pela aprovação da proposta.

Cooperação técnica
A CDL São Luís e o IMESC assinaram convênio de cooperação técnica visando o compartilhamento de informações. O objetivo é utilizar os dados do SPC Brasil, relacionados ao mercado de concessão de crédito, e inadimplência de consumidores, para subsidiar os estudos dos cenários socioeconômicos maranhenses, em especial do varejo.

Certificação
O Senac promoveu a entrega de certificados aos 102 alunos do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Imperatriz. As turmas que receberam certificação foram dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Serviços de Vendas, Serviços de Supermercados e Serviços e Operações em Logística.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.