Ambiente hostil?

Sampaio quer "respaldo" antes de confronto no estádio dos Aflitos

Presidente do Tricolor afirma que pedido de interdição não será aceito, mas quer garantir segurança de atletas e comissão técnica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Estádio  dos Aflitos é alvo de polêmica antes da decisão  da Série C
Estádio dos Aflitos é alvo de polêmica antes da decisão da Série C (NAUTICO AFLITOS )

São Luís - Com apoio da Federação Ma­ranhense de Futebol (FMF), o Sampaio Corrêa entrou na quarta-feira (26) com um pedido de interdição do Estádio dos Aflitos, palco do jogo de ida da final da Série C do Campeonato Brasileiro, contra o Náutico, marcado para domingo (29), às 16h. O documento redigido por Gabriel Costa, advogado do clube, cita a invasão de torcedores do time pernambucano na partida contra o Paysandu como o principal motivo para a solicitação, alegando falta de segurança. Porém, dirigentes e torcedores do Timbu acreditam que, ao abrir mão da Arena Pernambuco e voltar ao Estádio dos Aflitos, a equipe pernambucana renasceu no futebol e reconquistou a própria torcida.

No dia 8 de setembro, quando o Náutico venceu o Paysandu nos pênaltis, pela rodada de volta das quartas de final da Série C, e conquistou o acesso à divisão superior. houve uma invasão generalizada da torcida ao gramado. “Tal invasão demonstra a ausência de segurança do estádio, posto que milhares de pessoas conseguiram chegar ao local que deveria ser restrito aos profissionais autorizados”, diz o documento redigido pela arbitragem. Também foi citado o fato de que torcedores abraçaram e beijaram o árbitro da partida, Leandro Vuaden.

O presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, disse não acreditar que o jogo contra o Náutico seja transferido dos Aflitos para a Arena Pernambuco. “Não acredito que a CBF mude o local da partida, mas, pelo menos, eu e o presidente da FMF, Antônio Américo, estamos nos respaldando, caso aconteça alguma coisa que fira a integridade dos jogadores e comissão técnica do Sampaio. O curioso é que, em 2009, fomos punidos com a perda de dois mandos de campo por causa de um copo de plástico lançado em campo. No caso deles, o árbitro Leandro Vuaden relatou na súmula invasão generalizada e que ainda levou um beijo de um torcedor com sua permissão. Com isso, eles devem perder de seis a 10 mandos de campo na Série B. Acredito que, com a nossa iniciativa, a diretoria do Náutico coloque pelo menos mais segurança em campo, porque também houve invasão de campo con­tra o Juventude”, finalizou.

Embalado em casa

No último domingo(22), nos Aflitos, o Timbu venceu o Juventude por 2 x 1 no tempo normal (igualando o placar do jogo de ida em Caxias do Sul-RS). Nas cobranças de pênalti, venceu por 4 x 3 e conquistou a vaga na final da Série C, diante de 13 mil pessoas.

O ponto de virada nessa trajetória da troca da arena pelos Aflitos foi no ano passado. A diretoria intensificou as ações para romper o contrato com a Arena Pernambuco, por se sentir descontente. O estádio, localizado em São Lourenço da Mata, a cerca de 20 km do Recife, havia se tornado a única casa do time a partir de maio de 2014, embora nunca o Náutico tivesse se sentido confortável por lá. A distância, os preços dos ingressos e a falta de tradição atrapalhavam demais, dizem os dirigentes.

Segundo o presidente do Náutico, Edno Melo, a torcida continuou apegada demais à antiga casa. O estádio, inaugurado há 80 anos, fica em uma região privilegiada no Recife, tem capacidade para 19 mil pessoas e jamais foi esquecido pelo público alvirrubro. “A gente começou a perder torcida, perder identidade com o clube. Quando a gente ia para a Arena Pernambuco, tinha 180 torcedores nos jogos. Isso nunca foi a torcida do Náutico. O mesmo jogo, se fosse nos Aflitos, daria umas 6 mil pessoas. Estamos provando isso agora. Nosso estádio está decidindo os jogos”, disse.

O retorno aos Aflitos foi em dezembro do ano passado, em amistoso contra o Newell's Old Boys, da Argentina. A vitória alvirrubra por 1 x 0 teve a presença de 17 mil torcedores e a maior renda da história do futebol pernambucano: R$ 1,5 milhão.

O clube chegou a ter anos atrás cerca de 1,8 mil sócios torcedores adimplentes. Agora o número saltou para quase 16 mil. Em 2019, o Náutico teve o estádio dos Aflitos como um grande aliado. Em 25 partidas disputadas em casa no ano, foram 16 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Na Série C, o aproveitamento como mandante é de 72%, correspondente a cinco vitórias, três empates e uma derrota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.