Adiado

Justiça do Piauí adia para novembro júri de Jhonathan Sousa

Sessão que seria realizada ontem, foi transferida devido a ausência de testemunhas; réu seria julgado pela morte do corretor de veículos Fábio Brasil, morto em março de 2012

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Jhonathan de Sousa seria julgado por mais um crime praticado
Jhonathan de Sousa seria julgado por mais um crime praticado (Jhonathan)

TERESINA - O Poder Judiciário do Piauí adiou para o dia 28 de novembro deste ano o julgamento de Jhonathan de Sousa Silva pelo assassinato do corretor de veículo Fábio dos Santos Brasil Filho, o Fábio Brasil, de 33 anos. O crime ocorreu no dia 31 de março de 2012, na capital piauiense. Jhonathan de Sousa cumpri pena de 25 anos e três meses de reclusão em Pedrinhas pela morte do jornalista e bogueiro, Décio Sá, ocorrido em abril de 2012, na Avenida Litorânea, em São Luís.

O julgamento da morte de Fábio Brasil estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 26, no fórum de Teresina, no Piauí, e seria conduzido pelo juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Antônio Reis de Jesus. O Ministério Público solicitou o adiamento da sessão devido algumas testemunhas arroladas não terem sido localizadas.

O magistrado acabou acatando o pedido do Ministério Público e marcou a sessão para o mês de novembro deste ano. Além do assassino do jornalista Décio Sá, também será julgado Elker Farias Veloso, que, de acordo com os autos, foi o responsável por guiar o veículo que deu fuga a Jhonathan.

Os dois foram pronunciados a júri popular em setembro de 2016. Nesse caso também foram pronunciados Gláucio Alencar Pontes de Carvalho, José de Alencar Miranda de Carvalho e o empresário José Raimundo Charles Júnior, o “Júnior Bolinha”, como mandantes do crime. Dentre todos os acusados pela morte do corretor de veículos, apenas Jhonathan e Elker não recorreram da decisão de pronúncia, e por este motivo, serão os primeiros a sentar no banco dos réus por conta desse crime.

Liberado

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão concedeu, na terça-feira, 24, habeas corpus ao pecuarista maranhense Sebastião Patrick Campos de Almeida Sousa, de 34 anos. Ele foi preso no dia 27 de julho de 2017 na cidade de Custódia, em Pernambuco, acusado de ser o mandante de 12 homicídios no Maranhão.

O magistrado João Santana, que foi o relator do processo, declarou que o prazo da prisão do pecuarista tinha excedido, mas ele está proibido de sair do estado e manter contato com as testemunhas e os familiares das vítimas.

De acordo com a polícia, o pecuarista, que é considerado de alta periculosidade, possui fazendas no oeste maranhense e faz parte da quadrilha Demônios da Ilha, na capital pernambucana. No momento da prisão dele, foram apreendidos uma PT Glock, calibre 380 e 16 munições do mesmo calibre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.