Viaje Mais

Jericoacoara: a queridinha Cearense, patrimônio mundial

Os encantos do lugar que atrai turistas de todo o mundo por suas paisagens deslumbrantes e outros atrativos.

Sheila Dureles

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Redes na lagoa de água cristalina é convite ao sossego
Redes na lagoa de água cristalina é convite ao sossego

Praia que recebe turistas desde os anos de 1980, Jeri para os íntimos, é um convite a kitesurf, festas e burburinho. Conta hoje com hotéis sofisticados, bares e restaurantes de gastronomia apurada, além de beach clubs em suas lagoas ao estilo europeu.

A cidade

Jericoacoara não é a mesma de 30 anos atrás, quando se dormia em redes na casa de pescadores e se curtia o bucolismo do pôr do sol. A cidade hoje tem hotéis sofisticados, restaurantes renomados, preferida por famosos para casamentos e perfeita para curtir kite e windsurf.

Festas, então! Todas as noites e as mais variadas. Muito além do forró, tão famoso anteriormente. O Réveillon da cidade já é um dos mais badalados do Brasil, rivalizando com as também lindas Trancoso e Noronha.

Jeri é lugar perfeito para a prática do kitesurfe
Jeri é lugar perfeito para a prática do kitesurfe

Quando ir

Jeri recebe turistas o ano inteiro. Tem hoje seu próprio aeroporto e recebe gente do mundo inteiro. É comum você ouvir por seus becos e ruas diferentes idiomas. Nos meses de janeiro a abril, é comum haver dias de chuva, mas no resto do ano o sol brilha, para a alegria dos visitantes.

Nos meses de setembro a dezembro venta bastante e são os melhores para a prática de kite e windsurf. E para esses esportes, o melhor destino fica na Praia do Preá.

Dedique a Jeri no mínimo quatro dias. Em seu primeiro dia, vá à duna do pôr do sol da vila e curta o visual de ver o sol se pôr no mar. No segundo, faça o passeio de buggy do lado leste: você visitará a Pedra Furada, Árvore da Preguiça, Praia do Preá, Lagoa do Paraíso/The Alchimist Club, dunas e lagoa da Barrinha. Neste dia, verá quase todos os lugares mais bonitos a serem visitados.

No seu terceiro dia, faça o passeio do lado oeste. Recomendo de buggy, para viver a emoção de subir e descer dunas. Inesquecível. No lado oeste, você visitará a Praia do Mangue Seco - para mim um dos lugares mais bonitos de toda Jericoacoara -, travessia do rio Guriú em uma balsa. Poderá também fazer um passeio de barco pelo mangue e ver cavalos-marinhos e o lago Grande em Tatajuba.

Na vila, passeie pelo local, tire aquela foto clássica na jangadinha da praça
Na vila, passeie pelo local, tire aquela foto clássica na jangadinha da praça

Gastronomia

No passeio do lado leste, aconselho passar o dia no The Alchimist, que tem pratos que atendem a todos os gostos e ótima estrutura de atendimento. No lado oeste, recomendo comer uma lagosta assada na brasa, mas as barracas dispõem de opções de peixes e mariscos fresquíssimos.

Na vila, recomendo comer no restaurante Pimenta Verde. Gostei muito também as tapiocas na vila.

Artesanato

O crochê é um forte na cidade e está presente em todos os lugares. Recomendo ir até a associação das “crocheteiras”, locais para compra de produtos para casa e também lindíssimas saídas de praia e outras coisas mais.

Enfim, Jericoacoara hoje é mais uma cidadã do mundo do que uma praia bucólica do litoral cearense. Mas ela a todo tempo consegue se renovar e te surpreender.

Boa viagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.