Aviação

Aeroporto de São Luís recebe curso de formação de fiscais de pátios e pistas

Iniciativa faz parte do Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (Treinar), do Ministério da Infraestrutura

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Aeroporto Marechal Cunha Machado foi incluído no cronograma do curso
Aeroporto Marechal Cunha Machado foi incluído no cronograma do curso (Aeroporto Cunha Machado)

Entre os dias 7 e 18 de outubro, será realizado no Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA) o Curso de Formação de Fiscais de Pátios e Pistas. Promovido pela Universidade Infraero, o treinamento tem como objetivo formar 15 profissionais de aeroportos com perfil regional para atuarem como fiscais de pátio e pista, visando garantir o cumprimento dos requisitos operacionais, segurança e qualidade dos serviços aeroportuários.

Com 80 horas de aulas teóricas e práticas, os participantes aprenderão sobre infraestrutura da área de movimento, processo de sinalização de aeronaves, fiscalização, abastecimento e prática de inspeção, a fim de garantir o uso da infraestrutura com as melhores práticas e níveis de segurança.

A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (Treinar), do Ministério da Infraestrutura, que oferece cursos de formação e capacitação para trabalhadores envolvidos na gestão e operação de aeroportos públicos regionais.

Os interessados devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo ou curso equivalente, e possuir vínculo com algum operador aeroportuário. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 27 de setembro. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 27 de setembro.

Universidade Infraero

A Universidade Infraero é responsável pela realização dos treinamentos e no desenvolvimento de profissionais que atuam na aviação civil, seja dos empregados da empresa nos 55 aeroportos que ela administra, ou dos profissionais que poderão atuar em outros operadores. Ao todo, são oferecidos 25 cursos, sendo três na área de Gestão Administrativa e Financeira, um na de Manutenção, dois na de Operações; e 15 na área de Segurança (Safety e Security).

Treinar

O Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (Treinar), do Ministério da Infraestrutura, conta com uma série de cursos oferecidos para diversas áreas do conhecimento relacionadas à aviação civil. De 2013 até o momento, mais de 2 mil profissionais já foram qualificados. Entre as áreas contempladas estão a gestão de aeroportos; operações aeroportuárias; serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios em aeródromos civis; manutenção e segurança aeroportuária.

Serviço:

Curso de Formação de Fiscal de Pátios e Pistas

Inscrições: até dia 27/9

Horas-aula: 80h/a (presencial)

Período do curso: 7 a 18/10

Local: Aeroporto Internacional de São Luís

Mais informações: SAC 0800-7220243 ou

http://www4.infraero.gov.br/negocios/cursos-de-capacitacao/formacao-de-fiscais-de-patios-e-pistas-cfpp/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.