COLUNA

Uma medalha de respeito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Num momento em que se debate a banalização da Medalha Manuel Beckman, a maior honraria que pode ser concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, uma homenagem em especial, parece uma boa forma de restabelecer a importância da condecoração.
Na manhã de ontem, foram agraciados os soldados da Polícia Militar Célio Henrique, Roberto Henrique e Wesleyson Alves.
A condecoração, proposta pelo deputado Neto Evangelista (DEM), foi um reconhecimento ao apoio prestado pelos militares ao garoto Adão, vendedor de cremosinho vítima de bullying em Grajaú.
Adão tem apenas 14 anos e atua como vendedor na cidade, onde foi humilhado por um grupo de jovens que ameaçavam não pagar pelos produtos após consumi-los. O caso ocorreu no início do mês.
Os policiais souberam da história e, então, decidiram exaltar a força de trabalho do jovem. Para isso, compraram todos os cremosinhos que ele tinha para vender naquele dia.
O caso repercutiu nacionalmente, o que levou os militares a serem homenageados. Um exemplo e tanto. Não apenas para a sociedade maranhense, mas para os próprios deputados da atual legislatura.

Na frente
Pesquisa de intenções de votos em São Luís que circula pelos corredores da Assembleia Legislativa deixou um clima de enterro entre os governistas.
De outro lado, entre a oposição, os números são os melhores possíveis.
O deputado estadual Adriano Sarney (PV), por exemplo, figura com até 4% em um cenário específico. Quatro vezes mais que pré-candidatos do Palácio como Osmar Filho (PDT) e Rubens Júnior (PCdoB).

Em segundo
Para completar o desgosto comunista, o melhor nome do partido, o deputado Duarte Júnior, já não é mais e segundo colocado.
De acordo com o mesmo levantamento, ele já perdeu o posto para o também deputado estadual Wellington do Curso (PSDB).
A indefinição sobre sua permanência, ou não, no PCdoB, parece estar mesmo atrapalhando Duarte.

Vice
Aliados do senador Roberto Rocha no PSDB acreditam que ele quer repetir em 2020 o mesmo movimento de 2016.
Apostam que ele vai “esticar a corda” de candidatura própria no partido e, no fim das contas, indicar o filho Roberto Rocha Júnior como candidato a vice numa chapa.
Em 2016, Júnior compôs com Wellington do Curso, hoje também no PSDB.

Chapa
Aos poucos, o deputado federal Eduardo Braide vai formando a chapa que lhe pode dar sustentação na eleição em São Luís.
Por enquanto, estão apalavrados com o parlamentar PMN, PL, Podemos e Avante.
Há quem coloque na lista, também, o PSD, mas isso ainda não foi confirmado pelo presidente da legenda no Maranhão, deputado federal Edilázio Júnior.

De saída?
Por falar em PSD, o deputado estadual Wellington do Curso, ainda no PSDB, não descarta uma conversa com Edilázio Júnior.
O ainda tucano busca uma saída caso não lhe seja garantida legenda para a disputa pela prefeitura de São Luís.
Por isso, Wellington até admite a possibilidade de trocar de partido. E o PSD pode ser um dos destinos.

Esclareceu
Na edição de terça-feira, 24, a coluna relembrou o caso do assassinato do mecânico Irialdo Batalha, por um vigilante, na presença de policiais militares. O crime ocorreu em Vitória do Mearim.
A nota relembrou que informações oficiais preliminares lançaram suspeitas sobre o mecânico assassinado e que não houve pedido de desculpas (oficiais) à família da vítima, após comprovado o equívoco.
Sobre esse fato, o secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela, esclareceu que, tão logo esclarecidos os fatos, determinou a prisão do autor dos disparos e condenou as falhas na ação que resultou na morte do mecânico.

DE OLHO

R$ 49,7 milhões foi quanto o governo Flávio Dino (PCdoB) cortou do orçamento para obras do BRT da Litorânea para mandar para o Mais Asfalto em cinco municípios do interior.

E MAIS

• Aliados do deputado federal Josimar de Maranhãozinho andam espalhando que o também deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) ofereceu espaços na Secid em troca do apoio do PL.

• A vantagem de Eduardo Braide tem forçado aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) a engavetar sucessivas pesquisas eleitorais realizadas em São Luís.

• Após mudanças na composição de juízes eleitorais, com o fim de biênios, o TRE-MA se voltará para a eleição para a presidência da Corte, que promete ser acirrada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.