Sorteio

Os grupos da Copa do Nordeste serão conhecidos

O Imperatriz é o único representante do Maranhão na competição regional em 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O sonho de cobiça dos 16 clubes que disputam a Copa do Nordeste
O sonho de cobiça dos 16 clubes que disputam a Copa do Nordeste (Copa do Nordeste)

São Luís - Os dois grupos da Copa do Nordeste 2020 serão anunciados pelos organizadores da competição hoje (26), em Aracaju, Sergipe. O Maranhão, que tem duas vagas para a competição, terá apenas o Imperatriz, atual campeão maranhense, como representante, porque o Sampaio Corrêa, melhor time ranqueado do Estado, foi eliminado no Pré- Nordestão.

16 equipes estão classificadas para o torneio, que terá o mesmo formato da edição 2019, com o Fortaleza como campeão. Os clubes serão divididos em quatro potes com quatro times cada, que serão distribuídos em dois grupos com oito agremiações, A e B. Os potes foram definidos pelo ranking da CBF de 2019. O Sport (PE), após duas edições ausente, está de volta à competição regional.

A CBF ainda está estudando como será a divisão no sorteio no caso dos times de Pernambuco, até porque são três participantes em função do ranking. Na situação dos outros estados, cada clube ficará em um grupo para que ocorram os clássicos.

O regulamento prevê confrontos somente entre times do grupo oposto na primeira fase em turno único. Essa medida foi tomada para que os clássicos estaduais aconteçam obrigatoriamente. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a fase de mata-mata.

Fórmula

Nas quartas de final, os times de mesmo grupo se cruzam, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo lugar enfrentando o terceiro. A vantagem de jogar em casa vai para quem tiver melhor pontuação. Tanto nessa fase como nas semifinais, a regra é acontecer jogo único. Na final, partidas de ida e volta definirão o campeão nordestino. A Liga do Nordeste está negociando mais duas datas além das 12 garantidas (oito nos grupos e quatro no mata-mata), para que as quartas e as semifinais sejam disputadas em dois jogos.


A CBF ainda está estudando como será a divisão no sorteio no caso dos times de Pernambuco, até porque são três participantes em função do ranking. Na situação dos outros estados, cada clube ficará em um grupo para que ocorram os clássicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.