Karatê

Maranhense supera dificuldades e brilha em competição internacional

Joseane Oliveira Santos, que teve de encarar falta de tempo para treinar e morte da mãe, conquistou 3 medalhas no Pan-americano e Sul-americano Karatê

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Joseane Oliveira comemora vitória com troféus
Joseane Oliveira comemora vitória com troféus

SÃO LUÍS – Depois de enfrentar bastante dificuldades, percalços que, infelizmente são comuns na vida de um atleta que treina incentivo financeiro, a maranhense Joseane Oliveira Santos é maranhense, 31 anos, tem mostrado que a força de vontade, junta ao talento, pode ajudar bastante, apesar dos grandes obstáculos. Depois de interromper o sonho de ser karateca, aos 20 anos, por conta de problemas pessoais, a atleta retomou a carreira, superou a perda da mãe e agora brilha no tatame. Ela conquistou três medalhas no Pan-americano e Sul-americano Karatê Championship Open World, disputado no período de 20 a 22 deste mês, em Buenos Aires na Argentina.

Joseane é é faixa preta e começou a lutar ainda na adolescência, aos 16 anos, quando, sem muitas condições de custear seu sonho, aproveitou a oportunidade de participar de um projeto na escola pública onde estudava. Porém, aos 20 anos, ela precisou interromper esse sonho, pois os locais de trabalho e de estudo ficavam longe da academia onde treinava. Em 2015 Joseane voltou a lutar, com treinos durante a madrugada, e no mesmo ano ela foi destaque ao conquistar duas medalhas de ouro em sua primeira competição nacional, que aconteceu na Bahia. Em 2016, foi indicada ao Troféu Mirante.

Em 2018, mais um baque. Joseane passou por dificuldades nos treinos por conta do falecimento da mãe, o que a abalou emocionalmente. Ainda assim ela conseguiu seguir a trajetória e começou a dar aulas de karatê no município de Pirapemas, no interior do Maranhão, com o objetivo de criar sucessores no esporte.

A atleta no pódio da competição internacional
A atleta no pódio da competição internacional

Vitórias e recompensas

Em junho deste ano, a atleta participou do VIII Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo, realizado na cidade de Goiânia, onde conquistou duas medalhas de ouro em competições individuais e uma de prata em uma competição por equipe. O destaque nessa competição garantiu a convocação para o Pan-americano de Karatê na Argentina.

Nesta competição internacional, ela conquistou, no Pan-Americano, uma medalha de prata (Kata), uma de Bronze (Kumite), enquanto no Sul-americano conquistou outra medalha de prata (Kata).

Atualmente a atleta treina na Academia Dojokan, em São Luís, onde é liderada pelo sensei Davi Cordeiro. Ela faz parte da Federação Esportiva de Karatê Interestilos do Maranhão (Fekim), afiliada a Federação Esportiva Brasileira de Karatê (CEBK).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.