Neonatal

Pediatras se reúnem em simpósio sobre atenção e cuidados neonatais

Foco do evento é qualificar pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde, em especial os que atuam no cuidado ao recém-nascido de risco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Evento que congrega profissionais da saúde infantil tem por objetivo qualificá-los para atuar com recém-nascidos
Evento que congrega profissionais da saúde infantil tem por objetivo qualificá-los para atuar com recém-nascidos (neonatal)

A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e das filiadas do Amazonas e Pará, realizará nos dias 26 a 28 de setembro de 2019, em São Luís, o I Simpósio Internacional de Qualidade no Cuidado Interdisciplinar Neonatal do Norte e Nordeste.

O foco do Simpósio Internacional é qualificar pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde, em especial os que atuam no cuidado ao recém-nascido de risco nas Unidades Neonatais e serviços de Pronto Atendimento, onde frequentemente chegam muitos recém-nascidos de todo o estado, para a atenção integral e qualificada dessas crianças de forma a reduzir as morbidades que os acometem e influenciam os indicadores de mortalidade neonatal no norte e nordeste.

O evento vai acontecer no Blue Tree Hotel, com a presença de renomados professores de Neonatologia do Brasil e do exterior, como o professor Guilherme Santana, da Universidade McGill do Canadá e o professor Jen-Tien Wung, da Columbia University Medical. Estarão presentes ainda Maria Fernanda Branco de Almeida, da Unifesp; Renata Mascaretti, médica neonatologista do Hospital Albert Einstein de São Paulo; dr. Gabriel Variane, coordenador da UTI Neonatal Neurológica da Santa Casa de São Paulo, além de professores locais, como a professora Zeni Lamy, coordenadora nacional do Método Canguru, e Marynéa Vale, chefe da Unidade de Cuidados Perinatais do Hospital Universitário da UFMA.

“Esta é uma iniciativa das Sociedades de Pediatria, filiadas do Amazonas, Pará e Maranhão, com apoio da SBP e dos professores convidados. O que se pretende é fazer a diferença na nossa região, na medida em que possibilita atualização científica qualificada dos profissionais de saúde que cuidam de recém-nascidos, próximos a suas áreas de inserção, sem que haja necessidade de buscar centros mais distantes para tais capacitações”, explicou Marynéa Silva do Vale, presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão e chefe da Unidade de Cuidados Perinatais do Hospital Universitário da UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.