Violência

Cinco assassinatos por arma de fogo em 12 horas em Imperatriz

Uma das vítimas foi um policial militar, que levou um tiro na cabeça ao reagir a um assalto no bairro Juçara; os demais crimes foram registrados em diferentes pontos da cidade

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Cinco vítimas de homicídios registrados em apenas 12 horas em Imperatriz
Cinco vítimas de homicídios registrados em apenas 12 horas em Imperatriz (Mortes imperatriz)

IMPERATRIZ - A violência está predominando na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz. Cinco assassinatos foram registrados em um intervalo de 12 horas no município. Somente neste ano, de acordo com a polícia, 81 mortes violentas já ocorreram na Princesa do Tocantins e, entre os casos, 14 apenas neste mês. Em todo o ano passado, aconteceram 127 mortes violentas, o que resultou em uma média de 11 crimes dessa natureza por mês.

A criminalidade em Imperatriz, no último dia 23, começou no período da tarde, no bairro Juçara. Segundo a polícia, dois bandidos invadiram uma loja de celulares e o policial militar Wanderson Monteiro da Silva, de 27 anos, acabou reagindo ao assalto.

O militar foi baleado na cabeça e morreu no local, enquanto os criminosos fugiram e levaram a arma do policial. A equipe da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP) está investigando o caso como latrocínio (roubo seguido de morte).

As imagens das câmeras de outros estabelecimentos comerciais localizados no bairro mostram Pedro Vinícius da Silva, vulgo Olho de Gato, de 19 anos, efetuando o tiro contra o militar e fugindo com uma pistola ponto 40. A polícia informou que o criminoso tem passagens pelos crimes de roubo e homicídio.

O comandante do Policiamento da Área 3 (CPAI-3), coronel da Polícia Militar Arquimedes Brito, lamentou o ocorrido como ainda afirmou que a polícia está mobilizada para prender os assassinos. “Lamentamos profundamente que isso tenha ocorrido, vamos diligenciar, identificar e prender os assassinos e entregá-los à Polícia Judiciária”, declarou o oficial.

Policial

Wanderson Monteiro era natural de Bacabal, graduado no curso de Administração, e, no momento, era estudante de Direito de uma faculdade particular, em Imperatriz. Ele ingressou na corporação militar ano passado e era lotado no 30º Batalhão da Polícia Militar, em Buriticupu.

No dia do crime, ele estava de folga e fazia a segurança da loja de celular. O corpo do militar foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz para ser autopsiado e, em seguida, liberado para os familiares. O sepultamento ocorreu ontem.

Noite sangrenta

No decorrer da noite de segunda-feira, 23, ocorreram quatro execuções em Imperatriz. Uma das vítimas foi Pedro Brito de Sousa, o Pedim, de 19 anos, no bairro Bacuri. De acordo com a polícia, ele foi baleado durante confronto com policiais e morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

A polícia também informou que Pedim era suspeito de ter cometido três homicídios na Região Tocantina, além de ser autor de uma tentativa de latrocínio, ocorrida no dia 29 do mês passado, no bairro São José. A vítima foi o sargento do Corpo de Bombeiros Militar José Wilton Nunes, de 45 anos, que foi alvejado na virilha.

O outro homicídio da noite ocorreu na área central da cidade, na Rua Ceará. A vítima foi Valter Luís Neres da Silva. Segundo a polícia, ele levou dois tiros, efetuados por dois homens que estavam em uma motocicleta preta. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foram acionados, mas, ao chegar ao local, constataram a morte da vítima.

No Conjunto Vitória, foi baleado Elizeu Alves da Costa. De acordo com a polícia, os autores foram homens que estavam em um veículo, de marca e placas não identificadas. A vítima foi levada para o HMI, mas morreu e o corpo enviado para o IML para ser autopsiado.

No final da noite, a polícia registrou a morte de Humberto Clarindo dos Santos, no bairro Caema. Dois homens efetuaram vários tiros em direção à vítima, que morreu no local. Os assassinos fugiram em uma motocicleta preta. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) constataram seis marcas de tiros no corpo da vítima, inclusive na cabeça. Os crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil, mas até o período da tarde não havia registro de prisão dos acusados.

Assassinatos este mês em Imperatriz

Parque Amazonas: Wallisson Bezerra Lima, de 30 anos, morto a golpes de arma branca, no dia 3;

Jardim São Luís: empresário Antônio Ricardo Rodrigues, de 29 anos, executado no dia 3;

Vila Nova: Carlos Eduardo Silva Lima, 24 anos, morto a tiros em uma banca de espetinho na Praça Manoel Cecílio Ribeiro, conhecida por Praça Ferro de Engomar, no último dia 3;

Nova Imperatriz: Pastor Jorge Antônio Magalhães, de 50 anos. Ele foi espancado e teve a bicicleta roubada, no dia 9.

Vila Redenção: Edileusa Silva de Sousa, 58 anos, morta em sua casa e ainda teve o celular roubado;

Fazenda Chaparral: O trabalhador rural Elves de Andrade Silva, de 41 anos, foi assassinado durante uma bebedeira na tarde de domingo, 15;

Vila Jackson Lago: Gilson Carlos Ferreira da Silva, de 43 anos, morto a golpes de faca, no dia 15;

Santa Rita: João Pedro Januário da Conceição, de 20 anos, morto a tiros no dia 17;

Bairro Vila Leandra: Antônio Marcos Silva Conceição, o Marquinhos, de 35 anos, assassinado a tiros em um bar, no dia 18;

Bairro Juçara: o policial Wanderson Monteiro da Silva, de 27 anos, morreu após reagir assalto, no dia 23;

Bacuri: Pedro Brito de Sousa, Pedim, de 19 anos, morreu durante confronto com a polícia, no dia 23;

Área do Centro: Valter Luís Neres da Silva, morto a tiros, no dia 23;

Conjunto Vitória: baleado e morto Elizeu Alves da Costa, no dia 23;

Caema: executado com seis tiros Humberto Clarindo dos Santos, no dia 23.

Números

5 assassinatos foram registrados em um intervalo de 12 horas em Imperatriz

81 mortes violentas já ocorreram este ano no município

14 homicídios aconteceram somente este mês na segunda maior cidade do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.