COLUNA

As aparições de Dino

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), mantém sua agenda nacional em busca de espaços para ser o candidato à Presidência da República em 2022. Após insistir nas redes sociais em ataques contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e finalmente ser correspondido por ele, Dino iniciou uma linha crescente de “aparição” em rede nacional.
Nos últimos meses, o comunista tem sido entrevistado nos mais diversos meios de comunicação. Inicialmente, a ideia é falar sobre a gestão no Maranhão - já que esses espaços são conseguidos, principalmente, por meio de empresa que faz a comunicação do governo fora das fronteiras maranhenses -, mas, claro, acaba se voltando para as questões políticas.
Por enquanto, Dino tem, aparentemente, se saído bem nas entrevistas, até mesmo porque os questionadores não confrontam os dados apresentados pelo comunista.
Um exemplo foi a entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura. Lá, Flávio Dino criticou indicação de Bolsonaro para a Procuradoria Geral da República dizendo que no Maranhão a lista tríplice foi atendida.
O que Dino não disse é que no Maranhão, quando se tornou governador, ele ignorou a carta apresentada pelos três candidatos a comandantes do Ministério Público Estadual que pedia a nomeação do mais votado na lista tríplice. O comunista optou pelo segundo colocado.
Dino falou ainda de problemas de Segurança em outros estados deixando de citar situações graves e que foram jogadas para debaixo do tapete no estado que ele governa.
Enfim, é Flávio Dino sendo um postulante a candidato a presidente da República diferente do governador do Maranhão nos últimos quase cinco anos.

Discurso
O vereador Astro de Ogum (PL), ao contrário do que se apostava, não fugiu e foi à tribuna da Câmara de São Luís para falar da acusação de pedofilia que pesa contra ele.
Segundo o parlamentar, há clara motivação política na Operação Constelação da Polícia Civil - que levou à prisão dois de seus assessores - e que as forças ocultas atuaram para tentar prejudicá-lo.
E como há uma investigação em curso contra ele, Astro decidiu sair da Comissão de Ética da Casa para que a comissão possa acompanhar todo o processo.

Reunião
Astro de Ogum reclamou ainda de um secretário municipal que teria ido às redes sociais para comemorar a operação.
O vereador do PL disse que pretende se reunir com o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) para, somente depois, tomar a decisão se deixará a base do pedetista ou não.
A reunião de Ogum na Prefeitura está marcada para amanhã. O vereador diz querer saber se a posição do secretário representa um sentimento da Prefeitura da capital.

Quem dá mais
O deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que preside o PL no Maranhão, vem conversando com pré-candidatos à Prefeitura de São Luís.
Claro que o parlamentar está no diálogo em busca de “quem dá mais” espaços em troca de apoio para as eleições do próximo ano.
Entre os nomes que Maranhãozinho se reuniu, está o secretário de Cidades, Rubens Júnior (PCdoB), que prometeu dar a secretaria que comanda para o presidente do PL.

Hackeado
Notícias do Palácio dos Leões dão conta de que o irmão do governador Flávio Dino (PCdoB), Nicolao Dino, teve o celular hackeado.
Nicolao é subprocurador da República e teria sido alvo de hackers, assim como nomes de mais destaque, como Sergio Moro e Deltan Dallagnol.
O nome do irmão do governador consta na lista de autoridades que foram vítimas de hackers, cuja descoberta se deu após a Operação Spoofing.

Na ONU
O relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, deputado federal Edilázio Júnior (PSD), apresentará relatório com balanço sobre os temas discutidos pela Cúpula do Clima da ONU.
O parlamentar participou de conferências, na condição de ouvinte, com o presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.
“Fui designado pelo presidente da comissão, senador Zequinha Marinho, e pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Assim que retornar dessa missão oficial, vou apresentar um relatório do que ouvimos”, disse.

Aprovado
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou a prestação de contas do desembargador Guerreiro Júnior do período de 2012/2013 quando comandou o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Por unanimidade, a Corte de Contas aprovou o relatório do conselheiro Antônio Blecaute, que apontou plena regularidade nos balancetes, demonstrações contábeis e documentos de atos de gestão.
Antes de presidir o TJ, Guerreiro Júnior foi corregedor geral de justiça e conheceu de perto todas as comarcas do Maranhão buscando atender às demandas de cada uma.

DE OLHO

R$ 62 milhões é o valor investido pelo governo estadual na Agricultura este ano, que representa cerca de 0,85% do orçamento da gestão em 2019.

E MAIS

• A Prefeitura de São Luís lançou ontem a 13ª Feira do Livro de São Luís (Felis). O evento vai ocorrer de 11 a 20 de outubro.

• Foi bastante concorrida a assinatura da ordem de serviço para a reforma da feira do Coroadinho, na tarde da última segunda-feira, 23.

• Vereadores de São Luís se apertaram para aparecer nas fotos ao lado do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) e tirar proveito político da ação municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.