Notificação

Operação interdita bares em bairros por falta de licença

Ação, que contou com a participação da SEMMAM, abordou 24 bares, em cinco bairros da capital

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Operação foi realizada em bares de vários bairros da capital
Operação foi realizada em bares de vários bairros da capital (Operação Bares)

Durante o fim de semana, nove bares foram interditados, em São Luís, pela Polícia Militar, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM) e outros órgãos por falta de licença para funcionamento. A operação aconteceu nos bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Monte Castelo e Alemanha. Os locais visitados pelas equipes foram denunciados diversas vezes ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), por estarem promovendo festas, com som alto, até de madrugada.

A ação, denominada de “Operação Liberdade em Paz”, foi deflagrada durante a noite de sexta-feira, 20, e madrugada de sábado, 21, tendo sido realizada, além do Batalhão Tiradentes e SEMMAM, pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Delegacia de Costumes, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e 8º Distrito Policial (DP). Moradores das comunidades onde as festas estavam sendo realizadas pediram essa intervenção, devido ao som alto em horários inapropriados, e também por causa da presença de adolescentes comprando drogas nesses estabelecimentos.

De acordo com o major Rawlison Figueiredo, do Batalhão Tiradentes, foram realizadas buscas pessoais e revistas em veículos que estavam estacionados nas proximidades desses bares. Também ocorreram abordagens em carros que tocavam som com intensidade superior à permitida legalmente, perturbando o sossego dos moradores. “O objetivo da operação também foi apreender veículos roubados ou furtados, bem como a apreensão de armas de fogo, em locais de eventos que não tenham as devidas licenças ou estejam funcionando em desacordo com as normais legais, entre outros ilícitos penais”, destacou o major.

Segundo Rawlison Figueiredo, foram abordadas 374 pessoas, sendo que duas armas brancas foram encontradas. No total, as equipes entraram em 24 bares, mas apenas 9 foram fechados. Todos os proprietários foram notificados e, em caso de descumprimento das exigências legais, os donos podem sofrer penalidades administrativas, como multas e embargos. Em alguns, também foram flagradas outras irregularidades, como a ausência de extintor de incêndio.

Interdição no Centro Histórico
Uma operação semelhante está sendo realizada no Centro Histórico de São Luís desde o dia 4 de setembro deste ano por uma força-tarefa. Equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal e outros órgãos visitam os estabelecimentos comerciais, como parte das ações de disciplinamento daquela região. Já foram interditados pelo menos 13 bares na Praia Grande, sendo a maioria por falta de licenças para funcionamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.