Cidades | Saúde Alimentar

Hortas Pedagógicas colhem os primeiros frutos em São Luís

Etapa piloto foi implantada no Maranhão pela Embrapa Cocais; inicialmente, duas escolas públicas municipais de São Luís – a Unidade de Educação Básica – UEB Jackson Lago, na área urbana, e a UEB Augusto Mochel, na zona rural, receberam o projeto
24/09/2019 às 17h50
Hortas Pedagógicas colhem os primeiros frutos em São LuísHortas Pedagógicas é uma política para a segurança alimentar e nutricional, por meio da educação e ferramenta de aprendizagem para estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental (Divulgação)

Passado um mês desde a implantação do Projeto Hortas Pedagógicas em duas escolas públicas da capital maranhense, agora chegou a vez de colher os primeiros "frutos" da iniciativa. Crianças, professores e pais irão fazer colheita simbólica de verduras, legumes e frutas e fazer um sanduíche de hortaliças. Será amanhã, na UEB Jackson Lago, na cidade Operária. “Eles irão demonstrar que serão cada vez mais bem nutridos não só de alimentos, mas também de conhecimentos, ideias e sonhos”, disse o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, Carllos Vitoriano.

O Hortas Pedagógicas é uma política para a segurança alimentar e nutricional, por meio da educação e ferramenta de aprendizagem para estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. A etapa piloto foi implantada no Maranhão pela Embrapa Cocais e parceiros municipais e estaduais. Inicialmente, duas escolas públicas municipais de São Luís – a Unidade de Educação Básica – UEB Jackson Lago, na área urbana, e a UEB Augusto Mochel, na zona rural – receberam o projeto, que tem perspectiva de expansão para mais escolas da capital e do estado.

SAIBA MAIS

Coordenado pela Embrapa Hortaliças, o projeto é fruto de uma parceria nacional entre Embrapa e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, atual Ministério da Cidadania, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. No estado do Maranhão, são responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais, secretarias municipais da Prefeitura de São Luís, como a Secretaria Municipal de Educação – Semed, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar – Semsa, Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís - Seplan, Comitê Gestor de Limpeza Pública e Instituto Municipal da Paisagem Urbana - Impur.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte