Eleições 2020

PL na mira de pré-candidatos para a disputa da Prefeitura de SL

Pelo menos três pré-candidatos já tiveram os seus nomes ligados a uma articulação com a legenda, comandada por Josimar de Maranhãozinho: Rubens Júnior, Duarte Júnior e Eduardo Braide

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
(Rubens Júnior e Josimar )

O Partido Liberal (PL) no Maranhão, que tem como presidente o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, tem sido cobiçado por pré-candidatos que estão em disputa aberta pela Prefeitura de São Luís.

Na semana passada, o secretário estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, do PCdoB, se reuniu com Josimar para discutir as eleições 2020 na capital.

Na ocasião, ambos trataram da possibilidade de aliança para a disputa do pleito. Apesar de não ter falado abertamente sobre o tema, a informação de bastidores é de que Rubens ofereceu a Josimar a indicação do candidato a vice de uma possível chapa entre as duas legendas.

Além disso, o presidente do PL também herdaria importantes espaços na administração pública do município.

A um blog da capital, Rubens tentou minimizar o tema e evitou dar detalhes sobre o encontro com Maranhãozinho.

“Diálogo. Sempre fiz isso. Com lideranças políticas, partidárias, sociais, empresariais”, resumiu.

Agenda

Antes de ter sido procurado por Rubens Júnior, contudo, o PL já havia sido alvo de dois outros pré-candidatos a Prefeitura de São Luís: Duarte Júnior (PCdoB) e Eduardo Braide (sem partido).

Sem espaços no PCdoB - uma vez que o governador Flávio Dino (PCdoB) já sinalizou pela candidatura de Rubens Júnior -, o deputado estadual Duarte Júnior buscou diálogo com o PL no mês de junho.

Em encontro com Josimar de Maranhãozinho, Duarte Júnior tratou, na ocasião, da sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Na oportunidade, Josimar fez questão de abordar o tema em seu perfil, em rede social. Ele registrou o encontro com o pré-candidato e falou sobre a votação de Duarte em São Luís, na eleição de 2018.

“Estivemos ontem com o Duarte Júnior, jovem deputado estadual mais bem votado da nossa capital. Foi um encontro muito agradável, onde falamos de projeções políticas para Maranhão”, disse.

Já o deputado federal Eduardo Braide, colega de bancada de Josimar, teve o seu nome vinculado ao PL também recentemente, com uma possível indicação da legenda para a formação de chapa.

A informação – nunca confirmada por ambas as partes -, é de que Josimar teria a prerrogativa de indicar para candidato a vice, o vereador Aldir Júnior (PL).

O PL, segundo afirmou Josimar logo após assumir o partido, deve atuar com protagonismo nas eleições 2020.

O deputado federal tem a intenção de disputar o Governo do Estado no pleito de 2022.

SAIBA MAIS

O PDT, do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, assume outra frente na disputa pela Prefeitura de São Luís, com a indicação já definida do pré-candidato Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal da capital. A sigla pertence ao grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), mas é comandada pelo senador Weverton Rocha (PDT), que já tenta se consolidar como o nome do grupo para a sucessão do próprio Dino, em 2022. O vice-governador Carlos Brandão (PRB), também cobiça o posto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.