DEVOÇÃO

Caminho de São José de Ribamar é marcado por atos de fé e gratidão

Romaria é realizada há 18 anos, em homenagem ao padroeiro do Maranhão; fiéis percorreram mais de 20 quilômetros para agradecer e mostrar sua devoção

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Movidos pela fé e devoção ao padroeiro do Maranhão, milhares de fiéis participaram, na noite de sábado (21) para ontem (22) da tradicional romaria “Caminho de São José de Ribamar”. O evento começou com a missa no largo da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, e seguiu madrugada adentro, percorrendo toda a extensão da rodovia MA-201 (Estrada de Ribamar). O cortejo, que faz parte do festejo dedicado ao santo desde 2001, é feito anualmente pelos devotos e admiradores de São José, que percorrem mais de 20 quilômetros como forma de gratidão às graças alcançadas e, também, em pedido de bençãos.

A distância entre o ponto de partida, na Cohab, e o destino, no Santuário de São José de Ribamar, não é suficiente para intimidar os romeiros que dedicam sua fé ao padroeiro maranhense. Ao contrário, a peregrinação feita em homenagem ao santo ganha, a cada ano, mais participantes, como bem destacou o padre Gutemberg Feitosa.
“Conseguimos um grande público, uma multidão que foi, realmente, para rezar, louvar a Deus, reverenciar São José, pagar suas promessas, viver um momento de fé e de comunhão. Nós observamos fiéis que vem de outras cidades, outros estados, que nos acompanham e nos dão o testemunho daqueles que se tornam devotos de São José, alcançaram graças. Isso nos demonstra o futuro da devoção, do cuidado do santuário, não apenas sendo salvaguardado, mas, também, ampliado. É algo que, na evangelização, nos deixa muito contentes”, destacou.

Como bem frisou o padre, a renovação da romaria é constante e ressalta o significado do santo a todos os maranhenses. Vinda do interior do estado, a funcionária pública Inês Gonçalves participou da homenagem pela primeira vez e não esteve só. “Fiz questão de trazer a minha família, porque esse momento é a realização de um sonho e prometi que faríamos juntos. É emocionante viver tudo isso acompanhado de quem amamos e por quem tanto rezamos e pedimos proteção a São José.
Hoje é dia de agradecer e sabemos que ele está aqui conosco”, contou, emocionada, a devota.

No trajeto, a gratidão às graças alcançadas e confiança em São José tornam-se combustíveis para o desafio, como declarou a professora Rita de Cássia Ribeiro, que participa da romaria há 10 anos. “A minha família é devota de São José de Ribamar, então eu cresci apegada a ele, pedindo e sendo atendida, reforçando cada vez mais a minha fé. Em 2009, quando eu passava por uma adversidade, foi a ele que recorri e, desde então, participo da romaria como forma de agradecimento. A cada ano sinto que ainda não foi o suficiente e me resigno a participar novamente no ano seguinte, sempre movida pela fé”, contou.

Após percorrer os 20,7 quilômetros, os fiéis foram recepcionados pela Missa da Acolhida dos Romeiros, celebrada na Concha Acústica do Santuário de São José de Ribamar. Por lá, revigoraram-se e recarregaram as energias louvando e exaltando o significado do padroeiro para aqueles que nele creem.

“A romaria é um dos grandes momentos do festejo, não só pela quantidade de público, mas porque todos os grandes santuários têm esses momentos fortes de romaria que é uma importante demonstração de fé, agradecimento e louvor. Esse é um momento que representa a comunhão. Comunhão na oração, comunhão na missão. Fazer uma romaria dessa, além de um grande ato de fé, é o reconhecimento de que o povo romeiro faz de que, neste mundo, existem muitas coisas que passam, mas decidimos caminhar para aquela que não passa, que é Deus”, descreveu o padre Gutemberg Feitosa.

SAIBA MAIS

Caminho de São José de Ribamar

As homenagens a São José de Ribamar iniciaram ainda no século XVII, quando se registra a fundação da cidade. “Quando os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram as imagens da Sagrada Família com os índios que viviam no lugar”, conta o pesquisador Antônio Miranda. Porém, o primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821.

No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Nesta oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar”.

Programação

Segunda-feira (23/09)
11h, 15h e 17h – Missas/Santuário de Ribamar
19h – Missa e Novena/Praça do Santuário
20h30 – Show Religioso/Praça do Santuário

Terça-feira (24/09)
6h, 11h e 17h – Missas/Santuário de Ribamar
15h – Missa da Saúde/Santuário de Ribamar
19h – Missa e Novena/Praça do Santuário
20h30 – Show Religioso/Praça do Santuário

Quarta-feira (25/09)
6h, 11h, 15h e 17h – Missas/Santuário de Ribamar
19h – Missa e Novena/Praça do Santuário
20h30 – Show Religioso/Praça do Santuário

Quinta-feira (26/09)
6h, 11h, 15h e 17h – Missas/Santuário de Ribamar
19h – Missa e Novena/Praça do Santuário
20h30 – Show Religioso/Praça do Santuário Sexta-feira (27/09)
6h, 11h, 1h e 17h – Missas/Santuário de Ribamar
14h – Louvor a São José de Ribamar/Santuário de Ribamar
19h – Missa e Novena/Praça do Santuário
20h30 – Show com Artistas da Terra/Praça do Santuário

Sábado (28/09)
6h, 11h, 15h e 17h – Missas/Santuário de Ribamar
7h – Romaria Marítima/Saída do Santuário
17h – Romaria da Juventude/São Benedito-Santuário
19h – Missa e Novena/Praça do Santuário
20h30 – Grande Show/Praça do Santuário

Domingo (29/09)
6h e 8h30 – Missas/Praça do Santuário
10h – Batizados/Santuário de Ribamar
11h, 13h e 14h30 – Missas/Santuário de Ribamar
16h – Procissão de São José de Ribamar/Ruas da cidade
17h30 – Missa de Encerramento/Praça do Santuário
20h – Show/Praça do Santuário
Segunda-feira (30/09)
7h e 17h – Missas/Santuário de Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.