Mudança de hábito

Pesquisa aponta que 53% dos brasileiros usa meios alternativos de locomoção

Cerca de 18% da população global possui um automóvel, veja na pesquisa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Intenção da data é refletir sobre o uso excessivo do automóvel e as possibilidades dos meios de locomoção coletivos
Intenção da data é refletir sobre o uso excessivo do automóvel e as possibilidades dos meios de locomoção coletivos (dia mundial sem carro)

SÃO PAULO - Você sabia que o Dia Mundial Sem Carro acontece hoje, 22 de setembro? Tendo em vista a proposta da comemoração, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, compilou dados sobre quanto da população brasileira e mundial escolhe se locomover sem precisar dirigir um carro, assim como o governo apoia com o dia no calendário civil.

Com cerca de 7,7 bilhões de pessoas no mundo atualmente (ONU), um grupo de analistas americanos da área automobilística geográfica realizou um levantamento em 2018 e concluiu que a estimativa de veículos circulando pelo mundo atualmente seja de 1,4 mil milhões. A previsão para os próximos anos é de que esse número duplique com rapidez.

Comparando esse dado com a quantidade de pessoas no mundo, isso indica que apenas 18% da população global possui um automóvel - é válido lembrar as exceções, como pessoas que não desejam um automóvel e crianças e idosos, que não conseguem conduzir um carro.

No Brasil, a população é estimada em 210,1 milhões de pessoas, segundo dados deste ano do levantamento do IBGE. Dentre carros, caminhões, caminhonetes, motocicletas, ônibus e outros, a média de veículos no país é de 97.591.211, de acordo com a Anfavea, o que significa que cerca de 47% da população brasileira possui um automóvel. Veja a pesquisa completa no infográfico interativo do Cuponation.

A baixa taxa de consumo automobilístico consequentemente gerou queda nas vendas de automóveis nos últimos meses, como em agosto, por exemplo, que contabilizou diminuição de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Fenabrave.

O fato apenas amplia as novas possibilidades dos outros 53% da população, que acaba buscando meios de locomoção como o uso de bicicleta, que cresceu 24% desde 2007 (pesquisa Origem e Destino) e o de patinetes eletrônicos, cujo uso cresce diariamente e dobra qualquer porcentagem estimada. No entanto, e acima de tudo, a queda do uso de carros nas ruas confirma com maior impacto que o transporte público continua sendo o meio de locomoção mais utilizado pelos brasileiros (NTU).

O levantamento Rede Nossa São Paulo de 2018 revelou que 32% dos 47% que possuem um automóvel disseram que “com certeza” trocariam o carro pelo uso de um transporte público caso estes tivessem melhorias alternativas de mobilidade urbana.

SAIBA MAIS

O Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro é celebrado em várias cidades pelo mundo e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e as possibilidades amplas dos meios de locomoção coletivos. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do pára-brisa. A Carona Solidária, combinada com um colega de escritório que more perto da sua casa, por exemplo, já ajuda bastante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.