Tradição

Exposição que apresenta artefatos de pesca do MA continua em cartaz

Mostra pode ser vista até 30 de novembro no Centro Cultural Vale Maranhão, Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Exposição apresenta panorama da pesca no estado
Exposição apresenta panorama da pesca no estado (pesca)

São Luís - Continua em cartaz a exposição "Choque, landruá, sucubé, munzuá... o design da pesca no maranhão", em exibição no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande). A mostra apresenta 120 peças criadas por 80 artesãos, de 41 municípios maranhenses. São redes, armadilhas, viveiros, itens de armazenamento e de transporte, além de remos e agulhas de tecer rede, com nomes que variam de região a região e funcionalidades adequadas ao tipo e à profundidade das águas para as quais foram criados. A visitação está aberta até o dia 30 de novembro
As peças chamam atenção pela concepção engenhosa e estética aprimorada. A abundância das águas – doces e salgadas, do Maranhão – faz o contexto propício para o desenvolvimento dessa vasta produção de artefatos, que se espalha por todo o estado, cujo mapa hídrico é um verdadeiro rendilhado. Artesanato, patrimônio imaterial, água, meio ambiente, sustentabilidade, conhecimentos tradicionais, design popular são alguns dos temas que a exposição instiga a discutir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.