Saúde

Dermatite Atópica e o impacto físicos e emocionais para adultos e adolescentes

Doença é hereditária e pode atingir crianças, adolescentes e adultos; sua causa ainda é desconhecida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Adolescentes entre 14 a 17 anos perdem em média 26 dias escolares por conta da dermatite atópica
Adolescentes entre 14 a 17 anos perdem em média 26 dias escolares por conta da dermatite atópica (Dermatite Atópica)

SÃO PAULO - O dia 23 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Conscientização da Dermatite Atópica, doença causada pela inflamação tipo 2, um processo inflamatório excessivo do sistema imunológico que, nesse caso, leva sintomas frequentemente aparentes como lesões na pele, coceira, rachaduras e vermelhidão. Tais sinais podem acabar isolando adultos e adolescentes diagnosticados do convívio social. Por isso, na data, estimula-se a discussão sobre o tema, a fim de divulgar informações e também encorajar os diagnosticados a enfrentar os preconceitos relacionados com a doença.

A doença é hereditária e pode atingir crianças, adolescentes e adultos. Sua causa ainda é desconhecida, mas estudos científicos recentes revelaram que pacientes com Dermatite Atópica (DA) têm maior quantidade das interleucinas 4 e 13 (IL 4 e IL 13), duas proteínas responsáveis por iniciar o processo inflamatório que ocorre nas camadas mais profundas da pele. Dessa maneira, reduz-se a função da barreira cutânea que, uma vez prejudicada, permite que antígenos e alérgenos, substâncias que existem no meio ambiente e que podem induzir uma reação alérgica, entrem em contato mais facilmente com o organismo de um paciente com DA.

Impactos físicos e emocionais
A doença apresenta graus que variam entre leve, moderado e grave. Os casos moderados e graves são os menos comuns, mas os que causam maior impacto físico e emocional para os pacientes. Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Ipsos com 199 pacientes com dermatite atópica moderada a grave em 11 cidades brasileiras revelou que estes faltam no trabalho cerca de 21 dias por ano devido aos sintomas da doença, contabilizando um mês de trabalho.

De acordo com o levantamento, 35% dos pacientes com dermatite atópica já sofreram algum tipo de preconceito. A discriminação ocorre em ambientes variados, como no transporte coletivo (49%), no local de trabalho (44%) e em escolas ou faculdades (34%). Além disso, 1 em cada 10 entrevistados já perderam a vontade de viver em decorrência da doença. O mesmo número já recorreu a alguma dependência para lidar com a doença, sendo as fugas mais citadas pelos entrevistados o fumo (56%) e a bebida alcoólica (25%).

Custos diretos e indiretos
Segundo a pesquisa, feita a pedido da Sanofi em parceria com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) e com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 6% dos pacientes com dermatite atópica moderada a grave já precisaram ser internados por conta da doença. As internações levam, em média, 9 dias e em 33% dos casos o motivo da internação é a presença de quadro infeccioso. No caso das internações, 50% dos casos foram pagos por convênio médico dos pacientes. Já as internações pelo SUS representaram 42% dos casos, enquanto o índice de internações particulares foi de 8%.

Adolescentes também podem ser afetados
A associação de uma doença crônica com os já encontrados desafios da transição da adolescência para a vida adulta pode estabelecer nos adolescentes sensações de fracasso, raiva, perda da autoestima, privação de se relacionar com outras pessoas e medo. As consequências de tudo isso atingem não somente o jovem, mas todo o grupo familiar, trazendo problemas relevantes e implicações em longo prazo.

Adolescentes entre 14 a 17 anos perdem em média 26 dias escolares por conta da dermatite atópica. Quadros de depressão estão presentes em mais da metade (52%) dos adolescentes com DA e 39% deles relatam ter sido vítimas de bullying por causa da doença em algum momento da vida. Durante as crises, 50% dos adolescentes com dermatite atópica se preocupam sobre serem vistos público e 36% dizem que têm sua autoconfiança abalada.

SAIBA MAIS

Campanha de conscientização

"Revelando a dermatite atópica - Amigos de Pele" é o mote da segunda fase campanha digital da Sanofi Genzyme, para o Dia Mundial de Conscientização da Dermatite Atópica, que estimula o compartilhamento de histórias reais nas redes sociais com a #amigosdepele para promover um diálogo sobre a dermatite atópica e apoiar os pacientes a enfrentar os preconceitos que podem estar relacionados com a doença.

A campanha durará até o fim do ano e contará com posts no Facebook www.facebook.com/Dermatite.Atopica.Entenda/ e site da Campanha www.entendadermatiteatopica.com.br/ , trazendo informações sobre a DA e dicas para cotidiano do paciente. O vídeo da cantora e paciente Juliana Tostes, criado pela Havas, cantando sobre os principais problemas acarretados pela doença, junto ao também diagnosticado Gabriel Souza, pode ser visto também no YouTube: www.youtube.com/watch?v=tnWjHkZq4LA .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.