Forró

Trio Nordestino é atração de prévia Tributo ao Rei do Baião

Festa ocorre neste sábado, a partir das 16h, na Choperia Marcelo, com ingressos solidários e participação de artistas e grupos locais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Trio Nordestino é atração da prévia do Tributo ao Rei do Baião
Trio Nordestino é atração da prévia do Tributo ao Rei do Baião (Trio Nordestino)

São Luís - O Trio Nordestino e grupos locais vão animar mais uma prévia do Tributo ao Rei do Baião, evento que ocorre neste sábado, a partir das 16h, na Choperia Marcelo (Forquilha). A festa tem caráter solidário jpa que o ingresso dos forrozeiros se dará por meio de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições que beneficiam pessoas carentes em São Luís.

Além do Trio Nordestino, participam do arrasta-pé os grupos Seu Raimundinho e o Forró Pé no Chão. Este último será o âncora que receberá no palco vários trios de forró da capital maranhense. O Tributo ao Rei do Baião é uma festa aguardada em São Luís e ocorre sempre no fim do ano. As prévias sevem como uma espécie de “esquenta” do evento que costuma reunir um grande número de pessoas. Amantes do forró mais autêntico. Homenageando Luiz Gonzaga, este ano, a grande festa está marcada para o dia 7 de dezembro.


Prévia

Neste sábado, o Trio Nordestino, atração principal da festa, promoverá um resgate das grandes canções que marcam a história da música nordestina. Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial. Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão.

O grupo ganhava então a benção do rei do baião: Luiz Gonzaga. Os primeiros discos saíram pela gravadora Copacabana e traziam canções de Gordurinha ("Pau-de-arara é a vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta a Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"), a iniciante dupla Dominguinhos e Anastácia ("Conversa De Motorista"), além do próprio Lindú, nome artístico de Lindolfo Barbosa.

"Procurando Tu" foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 1970, chegando a vender cerca de um milhão de discos. Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto - zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). O grupo já gravou com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho, Luiz Caldas,Targino Gondim, entre outros.

Serviço

O quê

Prévia do Tributo ao Rei do Baião

Quando

Sábado, a partir das 16h

Onde

Choperia Marcelo - Forquilha

Saiba Mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.