Devoção

Festejo de Santa Terezinha será iniciado domingo, no Filipinho

Programação começará na noite de domingo com Missa Dominical; durante 10 dias, haverá grande programação; encerramento do festejo será no dia 1º de outubro, com missa solene

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Paróquia de Santa Terezinha terá vasta programação durante festejo
Paróquia de Santa Terezinha terá vasta programação durante festejo (Santa teresinha)

Será iniciado neste domingo, 22, o Festejo de Santa Terezinha, no bairro Filipinho, em São Luís. Com uma vasta programação, o evento terá como tema “Santa Terezinha: exemplo de amor na edificação de uma Igreja Missionária”. Durante 10 dias, haverá diversas atividades na Comunidade Matriz, como reza do terço, caminhadas, missas e atrações culturais.

No domingo, a abertura oficial do festejo será às 8h, com Missa Dominical, que terá batizados. À noite, perto das 18h, haverá reza do terço, e, às 19h, a Missa Novena. Por volta das 20h30, ocorrerão atrações no Largo da Paróquia Santa Terezinha. Na segunda-feira, 23, haverá, novamente, reza do terço e Missa Novena, assim como atividades promovidas pelas Irmãs Farinas e do Convento São José, bem como pela Comunidade dos Barés e Seminário Dom Pascásio.

Outras entidades religiosas, co­mo Pastoral da Criança, Legião de Maria, Terço dos Homens da Paróquia, Pastoral da Sobriedade e Catequese Paroquial, farão ações durante o evento. Na noite de encerramento, no dia 1º de outubro, quando é comemorado o Dia de Santa Terezinha, haverá uma alvorada com toque de sino, por volta das 6h. Ao meio-dia, uma Santa Missa será celebrada. Perto das 18h, acontecerá a Bênção das Rosas e, logo depois, a procissão.

A Missa Solene marcará o encerramento do festejo naquela noite. A Paróquia Santa Terezinha convida as pessoas da região e de outros locais da ilha para prestigiarem os 10 dias de intensa programação religiosa.

A Paróquia
A Paróquia Santa Terezinha fica no bairro Filipinho, sendo composta por sete comunidades, que são, além daquela, Redenção (Nossa Senhora de Fátima), Coroado (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), Barés (Santo Antônio), Vila Mariana (Sagrado Coração de Jesus), Outeiro da Cruz (Nossa Senhora da Vitória) e Penha (Nossa Senhora da Penha).

O pároco da Paróquia é o padre Cláudio Corrêa. A Comunidade Matriz está localizada nas proximidades da casa lotérica do Filipinho.

SAIBA MAIS

Santa Terezinha
Santa Tereza do Menino Jesus nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençom, Baixa Normandia, na França. Desde o nascimento, foi fraca e doente. Seu nome de batismo era Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Tereza Martin). Era filha de Louis Martim, relojoeiro e joalheiro, que quis ser monge na ordem de São Bernardo de Claraval, e Zélie Guérin, famosa bordadeira do ponto de Alençon.
Sua mãe faleceu quando Terezinha tinha apenas quatro anos. Por isso, a menina se apegou à sua irmã mais velha, Paulina, que passou a ser tida por ela como segunda mãe. Paulina, porém, seguindo a própria vocação, entrou para o Carmelo. Terezinha ficou muito doente, causando grande preocupação em seu pai e irmãs.
Um dia, porém, olhando para a imagem da Imaculada Conceição de Maria, de quem seus pais eram devotos, a Virgem sorriu para Terezinha e esta ficou curada. Desse dia em diante, Terezinha decidiu entrar para o Carmelo. Suas irmãs, que também se tornaram freiras, eram Maria, Paulina, Leônia e Celina. Seus 3 irmãos morreram muito cedo. Terezinha estudou no Colégio da Abadia das monjas beneditinas de Lisieux por 5 anos.
Santa Terezinha estava decidida a entrar para a ordem das carmelitas descalças, mas como tinha apenas 14 anos, não poderia, por causa das regras da Igreja. Mas ela não desistiu. Numa viagem feita à Itália, teve a audácia de pedir autorização ao Papa Leão Xlll e este concedeu. Assim, em abril de 1888, ela entrou para o Carmelo com o nome de Thérèse de I’Enfant Jesus (Tereza do Menino Jesus). Fez sua profissão religiosa em setembro de 1890, festa da Natividade da Virgem Maria, acrescentando em seu nome, Thérèse de I’Enfant Jesus Et de La Sainte Face (Tereza do Menino Jesus e Sagrada Face).

Vida de santidade
Santa Terezinha levou a sério o caminho da perfeição escrito por sua fundadora Santa Tereza de Jesus (Santa Tereza d’Ávila). Porém, Terezinha revelou ao mundo que a perfeição e a santidade podem estar nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas que fazemos com amor. Ela dizia: “Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração”.

O legado
Santa Terezinha escreveu três manuscritos a pedido de sua irmã Paulina. Esses manuscritos são sua autobiografia, e foram publicados em 1898 com o título de “História de uma Alma”, livro que, posteriormente, veio a se tornar um dos maiores best sellers da história.
Em seus escritos, Terezinha ensina a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade. Ela dizia que não tinha forças para fazer as grandes obras heroicas dos santos famosos da Igreja, mas só conseguia fazer pequenas coisas. Mas nessas pequenas coisas estava o segredo de sua santidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.