INOVAÇÃO

Corte em laser é tendência para artesanato e decoração

Técnica possui uma incrível precisão, que permite realizar verdadeiras obras de arte em diversos tipos de materiais; em São Luís, a Art Laser é uma das pioneiras do setor e, nesta sexta-feira, inaugurou nova loja

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

O método de corte em laser vem se popularizando ca­da vez mais no Brasil. Seja na personalização institucional, artesanato, decoração de casamentos e aniversários, entre tantas outras finalidades, a técnica é conhecida por proporcionar a criação de produtos exclusivos com rapidez e eficiência. Em São Luís, a Art Laser é uma das pioneiras do setor, com cinco anos de mercado, especializado no trabalho em acrílico, MDF e até em ACM e PVC - para fachadas de lojas. Visando oferecer maior comodidade aos clientes, a Art Laser inaugurou, nesta sexta (20) mais uma loja, desta vez no Centro da cidade.

Você, provavelmente, já viu ou comprou algum item produzido a partir do corte em laser, afinal são infinitas as possibilidades de trabalho que esta técnica dispõe. Mas você sabia que é possível criar peças personalizadas à sua escolha? O corte a laser possui uma incrível precisão que permite realizar verdadeiras obras de arte em diversos tipos de materiais, como papel, MDF e acrílico. Convites, topos de bolo, forminhas, guardanapos, entre outros objetos, ganham formas elegantes e sofisticadas e, por isso, conquistam, cada vez mais espaço entre decoradores, noivos, artesãos e amantes da arte que buscam a valorização dos detalhes, como contou a empresária Alyne Moreno.

“O corte a laser nos dá uma vastidão de opções, desde o segmento mais técnico e industrial, voltado para a confecção de moldes de pe­ças, especialmente em acrílico. Trabalhamos bastante, também, com os segmentos de artesanato e decoração de festas e eventos, que já buscam tanto os produtos em MDF quanto acrílico. Topos de bolo, cabide, caixa de acrílico. Tudo muito personalizado, por isso temos um estoque de loja reduzido, já que as peças são bastante exclusivas”, explicou a proprietária da Art Laser.

Atuando no mercado desde 2014, a empresa iniciou com uma loja na Cohab, mas o aumento da demanda e o anseio dos clientes, especialmente vindos do interior do estado, por um espaço mais próximo, incentivou o crescimento do negócio, com a inauguração da nova loja, realizada nesta sexta-feira, na Galeria La Ravardiére, no Centro. Lá, além de peças prontas e outros produtos voltados para o artesanato - tintas, sprays, peças em porcelana e resina -, o cliente pode fazer e receber suas encomendas.

“É um mercado em expansão, tanto é que tivemos que comprar um galpão para atendermos melhor nossos clientes, além, claro, da nova loja. A nossa vinda para o Centro partiu da necessidade de oferecer mais comodidade aos nossos clientes do interior, porque, quando eles vêm para São Luís, vêm direto para o Centro e como o deslocamento até a Cohab ficava um pouco complicado, decidimos vir até eles”, esclareceu Moreno.

Além das lojas físicas, a Art Laser dispõe de atendimento virtual, por meio das redes sociais - Instagram: @artlaser7 e WhatsApp: 8876-7010 - para receber encomendas e tirar dúvidas dos clientes. A entrega também pode ser feita a domicílio ou nas lojas, localizadas na Avenida Um, na Cohab e 2º piso da Galeria La Ravardiere, Rua do Passeio, no Centro.

O que é o corte a laser?

Em resumo, podemos dizer que o corte a laser é um processo que usa um feixe de luz de alta potência para derreter o material de uma peça possibilitando o corte e gravação. O corte a laser é a abreviação em inglês de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação‚ para simplificar‚ podemos fazer uma comparação com algo que muita gente já experimentou em casa ou na escola‚ que é a brincadeira de gerar fogo com uma lupa‚ o conceito é o mesmo‚ é amplificar a energia da luz a ponto de aquecer o material numa determinada região‚ assim como a brincadeira da lupa‚ que amplifica a luz do sol num ponto específico.
Esse feixe de luz é tão denso que derrete e faz o material evaporar‚ possibilitando não apenas o corte complexo de peças de diversos materiais como também a gravação através da regulagem de energia e profundidade. Você deve estar se perguntando agora‚ essas máquinas e lasers são todos iguais? A resposta é não‚ com o avanço da tecnologia a tendência é surgir cada vez mais máquinas com lasers‚ atualmente o mercado oferece três principais tipos de laser para corte e gravação, sendo em gás laser ou laser de co², laser de fibra e laser de cristais ou ND:YAG‚ ND:YVO.

Vantagens do corte a laser
O corte a laser é uma das tecnologias que possibilitaram o desenvolvimento de peças complexas com um custo muito baixo em relação às outras alternativas de corte. As principais vantagens do corte a laser são em primeiro lugar a precisão e a capacidade de realizar cortes complexos antes feitas através de mais de um processo e inclusive com auxílio de trabalho manual‚ hoje com a capacidade de corte e controle programado via CNC é possível acelerar o processo e diminuir custo com ferramentais. Ele apresenta uma qualidade de corte excelente em materiais como aço-carbono‚ aço inox polido‚ acrílico‚ alumínio‚ madeira entre outros.
O corte é controlado via CNC o que permite um controle minucioso do corte‚ com até décimos de milímetro de precisão‚ sem arranhões e sem danificar a superfície da peça. Os arquivos aceitos são diversos‚ como CAD‚ CDR, entre outros formatos‚ o que torna o sistema muito versátil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.