COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
MARLY LAMARCA, advogada, presidente do PTB Mulher em São Paulo e figura das mais alegres e queridas da sociedade paulistana, mudou de idade esta semana e reuniu amigos para comemorar a data. Acima, ela é vista entre Lilian Schiavo, presidente da OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias) e Ana Karin Andrade. Quem também circulou por lá foi o empresário e político do Maranhão, Juninho Luang, visto à direira ao lado de Ana Karin
MARLY LAMARCA, advogada, presidente do PTB Mulher em São Paulo e figura das mais alegres e queridas da sociedade paulistana, mudou de idade esta semana e reuniu amigos para comemorar a data. Acima, ela é vista entre Lilian Schiavo, presidente da OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias) e Ana Karin Andrade. Quem também circulou por lá foi o empresário e político do Maranhão, Juninho Luang, visto à direira ao lado de Ana Karin

Risco de golpes
Desde sexta-feira passada, correntistas da Caixa Econômica Federal podem sacar até R$ 500 de contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Atualmente, tem acesso ao benefício quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril – o calendário vai até 2020. A Caixa alerta, porém, que golpes vem sendo praticados por fraudadores.
Pensando nesses casos, a instituição financeira lançou uma série de recomendações aos contribuintes para evitar problemas na hora de retirar o benefício.
Os próximos a terem acesso ao saque serão os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, em 9 de outubro, será a vez dos nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Economistas
Dois economistas maranhenses, Alan Santos e Eden Jr. , participaram mais uma vez, semana passada, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul/RS, do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional.
Alan, que é Professor Doutor do Departamento de Economia da UFMA e Analista do Ministério Público do Estado, e Eden Jr., que faz Doutorado em Administração e é Mestre em Economia e Auditor da Controladoria-Geral da União, apresentaram os trabalhos “Determinantes das Receitas Próprias em Unidades Subnacionais: o caso dos municípios maranhenses” e “Produção Agropecuária dos municípios maranhenses e sua relação com o crédito rural”.
Os trabalhos são de autoria dos dois e dos Professores Doutores da UFMA, João Gonsalo, Ricardo Zimbrão e César Labre.

Novo talento
Admiração e entusiasmo. Esses foram os sentimentos que tomaram conta do público no lançamento do primeiro EP do cantor e compositor maranhense Dhean.
Em pocket show, Dhean interpretou as cinco músicas, das quais é autor de quatro, em um coquetel exclusivo, na noite da última quarta-feira.
As músicas agora estão disponíveis em mais de quarenta plataformas nacionais e internacionais.
Amigos e parentes do artista, além de músicos e representantes da imprensa prestigiaram o lançamento.

Conciliação
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, abriu ontem o IX Fórum Nacional de Mediação e Conciliação, durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado.
O evento, que termina hoje, promove discussões, intercâmbio de experiências e levanta boas práticas, com vistas ao aprimoramento dos métodos consensuais de solução de conflitos adotados no país.
Participam ministros, desembargadores, juízes, dirigentes de Nupemecs, servidores da Justiça estadual e representantes de instituições parceiras de todo o país (Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Governo, Defensoria e Tribunal de Contas).
A iniciativa é promovida em parceria com o Poder Judiciário maranhense por meio do Núcleo de Solução de Conflitos.

O novo PGR
O subprocurador Augusto Aras não deverá encontrar dificuldades para ter o nome aprovado para o cargo de procurador-geral da República pelo plenário do Senado.
Parlamentares mais experientes chegam a arriscar, dizendo que ele terá uma vitória de lavada.
Encarado com desconfiança, por ter sido escolhido fora da lista tríplice da categoria e pela sintonia fina com o presidente Jair Bolsonaro, Aras soube conquistar a confiança dos senadores durante a peregrinação nos gabinetes.
Bem articulado, Aras tem dito o que os senadores querem ouvir: que não admitirá vaidades no Ministério Público ou atos considerados exagerados contra prefeituras e área ambiental.

Calhau e festa elegante
O casamento de Érica (filha de Maria Edileusa Mesquita e Edgardo Galvez Baldez – este, já falecido) e Evandro (filho de Elizabeth Pereira Rodrigues e Evandro Sarney de Araújo Costa), promete ser o grande acontecimento desta sexta-feira. Ás 20h, será realizada a cerimônia religiosa, com pompa e circunstância, na Catedral Metropolitana de São Luís. A recepção aos convidados será logo após no salão de festas do Condomínio Eugène Delacroix, no Calhau, onde reside a mãe do noivo.

TRIVIAL VARIADO
Luiz Raimundo Azevedo e Genoveva abrem sua casa no Cutim, logo mais a partir do meio-dia, para um big almoço em homenagem ao amigo
Mauro Fecury.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão vai mandar celebrar missa de 30 dias de falecimento do arquiteto Danilo Rocha, na Igreja do Desterro, no próximo dia
30, às 8h30.
A ex-governadora Roseana Sarney está em Brasília visitando os pais Dona Marly e o presidente José Sarney e se informando dos movimentos políticos no Planalto.

As noitadas na Oak Wine, com música ao vivo, estão cada vez mais bem frequentadas por figuras badaladas da sociedade local que aproveitam para conhecer os novos pratos do cardápio.

No capítulo: foram vistos por lá na quarta-feira, Glória e Itaquê Mendes Camara, que foram aplaudir o excelente cantor Mário Fernando. Eles também elogiaram muito o Fettuccine com melão e presunto de Parma. Do jeito que eu gosto.

Déia e Luiz Campos Paes estão de malas afiveladas para atravessarem o Atlântico em direção a Frankfurt, onde passam dois dias e depois seguem para a Itália e Espanha, em viagem de férias.

DE RELANCE

Exposição na Trapiche
A Galeria Trapiche vai ser palco no início da noite de hoje de uma nova edição da mostra Ocupação Trapiche intitulada 'Vestígios de um Nascimento', da artista ítalo-romena Simona Luchian, que apresenta uma fusão de suportes como fotografia, escultura, instalação, pintura e performance. A galeria é um equipamento cultural da Prefeitura de São Luís coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Exposição na Trapiche 2
A mostra fica aberta à visitação até 25 de outubro e tem como proposta narrar, por meio de imagens, o ato de nascimento e está dividida em três partes. A primeira inclui quatro fotografias de pinturas que simulam as pedras do Vale da Lua, na cidade Alto Paraíso de Goiás, cuja forma particular associa-se à 'plasticidade' da placenta e do útero. A segunda parte inclui a fotografia “Representação apolínea do desejo intraoceânico pelo cheiro no teu pescoço”, que relaciona arte grega, amor e saudade da artista de sua terra natal, a Itália. Fruto de uma viagem da artista entre as cidades de São Paulo e São Luís, a terceira parte é um livro fotográfico com registros de vários lugares onde uma foto dos olhos da autora foi afixada.

Recepção a Santa Cruz
O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, recebeu quarta-feira o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, para uma homenagem na cerimônia de entrega de certificados a novos advogados realizada na sede da Seccional Maranhense. Thiago destacou que foi uma honra receber uma visita tão especial e com tanta representatividade na Ordem. “Felipe Santa Cruz é uma referência na defesa intransigente dos valores e princípios da sociedade. Tenho muito orgulho de ser presidido e coordenado por ele, que tem sido atacado constantemente, até no âmbito pessoal, e mesmo assim se mantém firme na defesa de seus valores” - pontuou.

Império Serrano define enredo
Mais uma escola de samba acaba de definir o enredo para o Carnaval de 2020. Trata-se do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, do bairro do Monte Castelo. Do carnavalesco Wilson Bozó, o tema escolhido foi “O Império de um Guriatã: Humberto de Maracanã na poética da encantaria”. A diretoria da escola verde e branco, também divulgou o calendário das atividades festivas. O primeiro passo já foi dado, e refere-se as inscrições para o concurso de samba enredo, que prosseguem até do o dia 21 de outubro. A noitada do certame que vai definir o hino para 2020, está marcada para o dia 26 de outubro.

Batalhas de danças urbanas
A 6ª Mostra Sesc de Hip Hop traz em seu último dia de programação artística batalhas individuais de MC’s, Danças Urbanas/modalidade All Style e Mostra Competitiva Catarina Mina nesta sexta-feira, a partir das 17h30, na quadra do Sesc Deodoro. Os artistas irão apresentar danças nos gêneros breaking, booting/steping, dance hall, free step, funk, hip hop freestyle, house dance, K-pop, krump, L.A. Style, locking, popping, stiletto, street jazz, jazz funk e wacking/voguing.

Noite do Pijama
Uma tarde de brincadeiras e muita diversão é o que promete a direção do Blue Tree São Luís que reunirá um grupo de mães com seus filhos para lançar neste sábado a Noite do Pijama. O novo serviço a ser oferecido pelo hotel é uma alternativa bem divertida para celebrar datas importante ou mesmo reunir os amiguinhos. Serão montados pacotes especiais para a ocasião, o que pode se tornar uma boa alternativa para festas de aniversário, por exemplo.

Não adiantou
A tão esperada Lei de Responsabilidade Fiscal surgiu em maio de 2000 como a fórmula que resolveria todos os problemas dos Estados com finanças comprometidas. Não adiantou. O tipo de federação segue tendo como característica aceitar desmandos. Os Tribunais de Contas fazem, no máximo, anotações de irregularidades e as Assembleias Legislativas acabam aprovando os relatórios. Para a maioria dos governos, ao longo de anos, a prática é gastar muito mais do que arrecadam. Sabem que poderão apelar ao Ministério da Fazenda, quando a conta estiver para estourar.

Ninguém cumpre
Há dois anos, o Estado do Rio de Janeiro assinou com a União o Plano de Recuperação Fiscal, assumindo compromissos contratuais. Não está cumprindo e repassou a Brasília o pedido para descascar o abacaxi. O Ministério da Fazenda sabe: se forçar a cobrança, os serviços públicos param.

Agora vai
As evidências são fortes: a reforma tributária agora andará, após engatinhar por 40 anos. É fundamental para lubrificar as rodas da economia. Não há quem negue: o sistema atual tornou-se complexo. Implica carga adicional de custos aos contribuintes, pois há necessidade de processar toda a burocracia.

Para escrever na pedra:
“Nada é para sempre, nem mesmo os nossos problemas”. De Charles Chaplin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.