Editorial

Em defesa da terceira idade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Uma audiência pública realizada esta semana, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB/MA), abriu caminho para a adoção de políticas públicas que atendam verdadeiramente às necessidades da população idosa de São Luís. De iniciativa do vereador Marcial Lima, a discussão envolveu diversos atores e segmentos da sociedade, entre representantes do poder público, de entidades e instituições que atuam na defesa dos direitos da terceira idade e dezenas de idosos, que fizeram questão de acompanhar de perto as discussões.

Participaram da audiência membros do Ministério Público Estadual, da própria OAB/MA (comissões de Direitos Difusos e Coletivos e de Defesa dos Direitos dos Idosos), Poder Judiciário, conselhos que atuam em defesa das pessoas idosas, Câmara Municipal de São Luís, Assembleia Legislativa, Centro de Atenção Integrada à Saúde do Idoso (CAISI), Serviço Social do Comércio (Sesc), usuários e funcionários do Caisi, colaboradores e representantes de outros segmentos da sociedade.

A audiência proposta por Marcial Lima gerou ampla mobilização e repercutiu positivamente na capital. Todos os envolvidos na questão classificaram o gesto do vereador como um ato de dignidade e respeito ao próximo, além de uma demonstração inequívoca de compromisso com o mandato conquistado com o voto popular. O foco central dos debates foi a assistência prestada pelo Caisi, serviço mantido pela Prefeitura de São Luís, localizado no bairro Filipinho, e que atualmente precisa de múltiplas melhorias.

Marcial decidiu apresentar requerimento na Câmara Municipal solicitando a realização da audiência pública após uma visita técnica que fez ao Caisi, em 22 de agosto deste ano, na companhia dos promotores Augusto Cutrim (Defesa do Idoso) e Esdras Soares. Na ocasião, o vereador e os membros do MP foram recepcionados pela direção do centro, que não impôs qualquer obstáculo à inspeção. Ao término da visita, a constatação de uma série de deficiências no atendimento, que reduzem as chances dos anciãos de ter qualidade de vida justamente na faixa etária em que o ser humano precisa de mais cuidados.

O sentimento geral foi de plena satisfação. Os participantes consideraram a audiência pública extremamente produtiva e ressaltaram a importância da iniciativa como forma de valorizar um segmento que já colaborou tanto e que merece respeito e consideração. Todos se comprometeram em apoiar a luta em defesa dos direitos dos idosos, enfatizando que trata-se de um movimento que abrange toda a coletividade.

Ao prestar serviço tão relevante, Marcial Lima e todos os parceiros envolvidos deram uma lição de cidadania. A repercussão positiva da audiência pública é um exemplo claro e presente de que a melhoria do Caisi interessa a todos, sobretudo às camadas mais populares, que representam a maioria da população e necessitam de toda a assistência possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.