COLUNA

São Luís em obras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

São Luís entrou em um processo intenso de obras em várias frentes. Depois de um longo período de chuvas, aliado à falta de investimentos em áreas ligadas à infraestrutura, a Prefeitura iniciou o programa “São Luís em obras”, que vai de serviços de asfaltamento em bairros até reforma e construção de mercados e feiras.
São milhões em investimentos. Durante esta semana, a gestão municipal já iniciou a reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande. A ideia é revitalizar o local, deixando-o mais atrativo para os turistas e também um ambiente melhor de trabalho para os feirantes.
Foram anunciadas ainda reformas no Parque do Bom Menino e também na Praça da Bíblia. Esta última, há anos abandonada pelo poder público. Estão em reforma ainda o Estádio Nhozinho Santos e a Fonte das Pedras, também há muito abandonada.
Com esses serviços, o município deixará o centro da capital mais unificado com outras obras como a do Complexo da Praça Deodoro e da Rua Grande, feitas pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.
Será, finalmente, um Centro Histórico melhorado em quase toda a sua extensão, cujo conjunto levou a cidade a receber o título de Patrimônio Histórico. Será um atrativo a mais para finalmente se explorar o potencial turístico da capital.
Além dessas obras no Centro, o cronograma inclui a reconstrução de vias destruídas na época das chuvas, que - claro - são as justificativas sempre dadas quando aparecem os buracos. Esta reconstrução começou pelo bairro Vinhais com recuperação prevista de 64 ruas. Ainda esta semana, a Prefeitura deverá anunciar nova frente de recapeamento de vias em outros bairros.
Que os investimentos se mantenham e São Luís possa ser, finalmente, uma cidade boa para seus cidadãos e seus visitantes.

Sem ação
Enquanto a Prefeitura mostra efetivamente os investimentos feitos no centro de São Luís, o programa do governo estadual, Nosso Centro, não avança.
Com cerca de R$ 120 milhões anunciados para investir no Centro Histórico, o programa, por enquanto, tem apenas levado o secretário Rubens Júnior para tirar fotos e fazer promessas.
Lembrando que o Nosso Centro foi criado para viabilizar a candidatura de Rubens Júnior a prefeito de São Luís em 2020.

Problema à vista?
O reajuste concedido aos servidores do Poder Judiciário ontem, pelos deputados estaduais, poderá deixar o governo do Maranhão de saia justa.
Isso porque outras categorias do serviço público já reclamam que não têm reajuste salarial há quase quatro anos.
Professores, policiais civis e demais servidores não têm percentuais a mais em seus vencimentos e isso pode levar a paralisações para pressionar o governo a iniciar mesa de diálogo.

Manobra
Vale lembrar que os deputados governistas até tentaram manobrar para que o reajuste aos servidores do Judiciário não se concretizasse.
Deputados da oposição, como Adriano Sarney (PV), vinham pedindo a votação da proposta.
Ontem, o parlamentar do PV decidiu apresentar um requerimento pedindo urgência na votação e acabou conseguindo levar para o plenário o projeto que concedeu o reajuste de 2,94% dos funcionários públicos.

À espera de um milagre
Por enquanto, os servidores estão mesmo de olho no julgamento sobre a readequação salarial de 21,7% retirados - por força de liminar - dos trabalhadores.
Na sexta-feira, 20, o Tribunal de Justiça vai julgar o mérito e poderá voltar o percentual retirado de quem já havia conseguido na Justiça ou decidir que os servidores não têm direito à readequação.
O Sindsep já está convocando os funcionários públicos para que todos se concentrem em frente ao TJ para pressionar os desembargadores. Será que vai funcionar?

Recuou
O senador Weverton Rocha (PDT) não aguentou a pressão da opinião pública e decidiu recuar de sua tentativa de diminuir a transparência na aplicação de dinheiro público em campanhas eleitorais.
Os argumentos de que o dinheiro era para garantir a campanha de políticos não surtiu o efeito que o pedetista esperava e, por isso, ele acabou retirando as emendas que enfraqueciam a transparência no uso do Fundo Eleitoral.
Rocha foi para as redes sociais reclamar, dizendo que os políticos no Brasil estão sendo criminalizados e, com isso, a democracia tem se enfraquecido.

Plano Diretor
Vereadores de oposição na Câmara Municipal de São Luís já se organizam para pressionar a Mesa Diretora da Casa a iniciar o debate sobre o novo Plano Diretor da cidade.
Um cronograma de trabalho foi prometido, mas, por enquanto, ainda não houve tantos avanços. A ideia é debater com a sociedade primeiro e depois levar para análise do parlamento.
A oposição teme que a proposta da Prefeitura de São Luís seja votada nos últimos dias de 2019, antes do recesso.

DE OLHO

30,5% é o valor em ICMS e percentual para o Fundo de Combate à Pobreza (Fumacop) que o maranhense paga no preço da gasolina desde fevereiro de 2019. Antes de 2015, este percentual era de 26% no total.

E MAIS

• Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão deverão escolher hoje o juiz José Gonçalo Filho como novo membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

• O magistrado, que é irmão do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, é o único que concorre à vaga na Corte Eleitoral do Maranhão.

• Nas redes sociais, usuários convidaram o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-BA) a conhecer o Maranhão para assim defender Flávio Dino como candidato a presidente em 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.