CCJ

Reforma Tributária do Senado beneficia Maranhão em vários pontos

Relatório do senador Roberto Rocha institui Zona de Processamento de Exportações do Maranhão (ZEMA) e favorece estado em outras três situações

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O senador Roberto Rocha articula com a presidente da CCJ no senado, Simone Tebet
O senador Roberto Rocha articula com a presidente da CCJ no senado, Simone Tebet (Roberto Rocha)

O senador maranhense Roberto Rocha colocou em pauta, nesta quarta (18), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 110, de 2019, que faz alterações no sistema tributário brasileiro. A iniciativa será apreciada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relatório final sintetiza tributos, cria alíquotas para bens de luxo e beneficia o Maranhão em, pelo menos, quatro pontos.

Entre as principais mudanças, está a cobrança de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre veículos aéreos e náuticos, hoje isentos. Além disso, Rocha também propôs a unificação de impostos federais, estaduais e municipais. Eles passariam a formar um único tributo, chamado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O novo imposto reuniria, em âmbito federal, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), inclusive a Cofins-Importação; as contribuições para o Programa de Integração Social e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep); o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF); e o salário-educação.

Caso a proposta de Roberto Rocha seja aprovada, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS) serão extintos. Ambos também fariam parte do IBS.

O senador desistiu de propor uma redução nos encargos sobre a folha de salários. E também deixou de fora do texto a cobrança de tributo sobre transações financeiras, nos moldes da extinta CPMF.

O relatório contempla o Maranhão diretamente em, pelo menos, quatro pontos. Institui a Zona de Processamento de Exportações do Maranhão (Zema); dá acesso do estado a recursos destinados para a Região Norte; destina recursos arrecadados com a base espacial de Alcântara para o estado; e o repasse de recursos para a região conhecida como Matopiba (na junção de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.