Cidades | Recuperação

Obras de revitalização da Fonte das Pedras avançam

No local, já foram concluídas a supressão de raízes e poda das árvores, recuperação do passeio interno de concreto e pintura das paredes laterais; serviços integram o programa São Luís em Obras
18/09/2019 às 17h45
Obras de revitalização da Fonte das Pedras avançamObra de revitalização da Fonte das Pedras segue sendo realizada (Divulgação / A. Baeta)

As obras de reforma da Fonte das Pedras, que estão sendo executadas pela Prefeitura de São Luís, estão em estágio avançado. No local, já foram concluídos serviços como a supressão de raízes e a poda das árvores, a recuperação do passeio interno de concreto e a pintura das paredes laterais internas e externas. O trabalho faz parte do programa São Luís em Obras, que promove melhorias na área da infraestrutura por toda a cidade.

Nesta semana, entre os serviços executados na Fonte das Pedras está a reforma dos banheiros com troca da cobertura, com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. A restauração da Fonte das Pedras compreende, ainda, serviços de recuperação do deck de madeira e da calçada externa; limpeza das galerias e dos tanques que recebem a água da fonte; recuperação das luminárias coloniais; limpeza das carrancas, além de novo projeto paisagístico. A área da fonte receberá novo mobiliário urbano, com lixeiras e bancos.

As obras de reforma da Fonte das Pedras estão sendo conduzidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O secretário da pasta, Mádison Leonardo Andrade, explica que o objetivo principal da obra. "Os serviços seguem determinação do prefeito Edivaldo e são primordiais para a preservação deste importante monumento. O trabalho vai beneficiar tanto a população ludovicense quanto os turistas que frequentam o espaço", destaca o titular da Semurh.

HISTÓRIA

Localizada na Rua Antônio Rayol, no Centro de São Luís, a Fonte das Pedras é considerada um importante ponto turístico da cidade. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963, o local foi construído pelos holandeses no século XVII. Em 1762, a Fonte das Pedras estava em ruínas e foi reconstruída com as características que conserva até hoje, com bicas e carrancas em lioz português, frontão de alvenaria, calçamento e galerias subterrâneas.

SAIBA MAIS

SÃO LUÍS EM OBRAS

Além da Fonte das Pedras, outras obras do programa São Luís em Obras já foram iniciadas e seguem em andamento como a reforma do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e entorno; a revitalização do Mercado das Tulhas, na Praia Grande; a reforma do Estádio Nhozinho Santos; e a pavimentação de mais de 16 km de vias no Vinhais, iniciada na terça-feira (17).

O programa São Luís em Obras inclui também a reforma de outros mercados como o do São Francisco, Cohab e Coradinho, que devem ser iniciadas em breve, e, ainda, a requalificação da Praça da Saudade e da Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte