Barbárie

Morte de duas jovens em Rosário foi por ordem do Tribunal do Crime

Crime ocorreu no dia 18 do mês passado, quando as vítimas foram, encontradas mortas; ordem para o crime teria saído de Pedrinhas; um dos acusados já está preso

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Jordan Martins Costa foi o primeiro suspeito pelo crime preso em Rosário
Jordan Martins Costa foi o primeiro suspeito pelo crime preso em Rosário (Criminoso)

A polícia confirmou, ontem que as mortes de Vanessa Cristina Santos Mourão, de 17 anos, e Ketlen Costa Soeiro, de 18 anos, foram ordenadas pelo “Tribunal do Crime”. Ainda ontem foi preso um dos envolvidos nesse crime, Jordan Martins Costa, que foi encaminhado à Unidade Prisional de Rosário. Os corpos das vítimas foram achados no dia 18 do mês passado despidos, com sinais de violência, inclusive sexual, em uma área de construção, no povoado Cavalo Morto, zona rural dessa cidade.

O caso está sendo investigado por policiais da delegacia regional de Rosário. Jordan Martins por decisão judicial e vai responder pelos crimes homicídio triplamente qualificado, estupro e organização criminosa.

Durante as investigações, a polícia constatou que esse crime teve relação com a atuação da “disciplina” de uma organização criminosa que atua principalmente na Região do Munim. Há informações de que as vítimas tinham ligação com o tráfico de entorpecente e mantinham relação amorosa com internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, identificados como Juju e Nenê.

Elas eram suspeitas de comercializar drogas no interior do estado, mas não repassavam o dinheiro para os presidiários. No dia 17 do mês passado, as duas mulheres foram vistas em Rosário e teriam sido levadas por um faccionado, nome não revelado, para a localidade Cavalo Morto. No dia seguinte, Ketlen Costa foi achada com marcas de pauladas e perfurações de faca na cabeça, braços e abdômen.

A outra vítima estava semidespida e apresentava sinais de violência, inclusive sexual. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, onde foram autopsiados e o resultado dos exames encaminhados para a delegacia regional de Rosário.

Violência

De acordo com o Atlas da Violência, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rosário foi considerada a cidade mais violenta do Maranhão. Os dados revelaram que em 2017, o município registrou uma taxa de 70,9 assassinatos para um agrupamento de 100 mil pessoas, enquanto que São Luís apresentou uma taxa de 46,9.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.