PED

Direção estadual anula votos e muda resultado de eleição para presidente municipal do PT

Augusto Lobato, que tem maioria na Executiva, considerou válido o recurso do aliado Kleber Gomes e anulou votos de urnas em um dos colégios de votação interna da legenda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Augusto Lobato e seus aliados na Executiva Estadual do PT mudaram eleição e deram vitória para o aliado, Kleber Gomes
Augusto Lobato e seus aliados na Executiva Estadual do PT mudaram eleição e deram vitória para o aliado, Kleber Gomes (Agusto Lobato)

A Executiva Estadual do Partidos dos Trabalhadores (PT) do Maranhão decidiu na noite da terça-feira, 17, anular urnas do Processo de Eleição Direta (PED) em São Luís. Com isto, o presidente da legenda, Augusto Lobato, e seus aliados na direção estadual mudam o resultado da eleição para presidente do partido na capital maranhense. Lobato declarou eleito presidente municipal seu aliado, Kleber Gomes.

Após a complicada apuração de urnas em São Luís foi considerado reeleito para presidente municipal do PT o vereador de são Luís Honorato Fernandes. No entanto, Kleber Gomes entrou com recurso pedindo anulação de urnas de um dos colégios de votação alegando haver indícios de fraude.

A Executiva Estadual, cuja composição em sua maioria é aliada do presidente estadual, acatou os argumentos de Gomes e por 13 votos contra 1 anulou os votos de todas as urnas e assim mudando o resultado municipal.

Honorato Fernandes ainda poderá recorrer para a Executiva Nacional que se reunirá nesta quarta-feira, 18. A previsão é a de que os recursos do PED do Maranhão entrem em pauta e, mais uma vez, mude o resultado do eleição interna da capital.

Fraude

Assim como o grupo de Augusto Lobato e Kleber Gomes acusam o grupo adversário de fraude, há um recurso da ala encabeçada pelo candidato a presidente estadual da legenda, Francimar Mello, que entrou com recurso contra a Comissão Organizadora Eleitoral (Coe), presidida por Fernando Silva, assessor do deputado estadual Zé Inácio (atualmente aliado de Augusto Lobato), por ter atas da votação sendo "apuradas" no gabinete do parlamentar conforme postagem de um filiado do PT em redes sociais.

Este recurso também poderá ser analisado na reunião da Executiva Nacional que ocorrerá nesta quarta-feira 18.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.