Literatura

Diálogos filosóficos em livro

"Rousseau, Kant e Diálogos" será lançado amanhã, às 18h, no Auditório Ribamar Caldeira, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Livro “Rousseau, Kant e Diálogos”
Livro “Rousseau, Kant e Diálogos” (Capa do livro )

São Luís - Organizado pelos professores doutores Luciano da Silva Façanha e Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, o livro “Rousseau, Kant e Diálogos” será lançado amanhã, às 18h, no Auditório Ribamar Caldeira, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A obra reúne 25 textos, de autores do Brasil e exterior.

A obra, que está saindo pela EDUFMA, com apoio da Fundação Sousândrade, é composta de ensaios e representa uma expressiva ideia de algumas das importantes conferências proferidas durante os três Congressos realizados simultaneamente naquela instituição: I Congresso Internacional Rousseau x Kant, III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau e I Congresso Kant.

O objetivo era integrar vários orientandos da iniciação científica, da graduação e da pós-graduação, bem como de pesquisadores da comunidade acadêmica do país e do estrangeiro, cujas pesquisas se relacionam à obra do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau e do pensador prussiano Immanuel Kant.

O evento conseguiu abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente acerca da filosofia de Rousseau e de Kant e suas implicações com as ciências humanas e sociais, inserindo a UFMA no debate internacional e nacional sobre os temas estudados acerca destes filósofos.

“Esse evento foi uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau – UFMA (GEPI Riusseau) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Kant – UFMA (GEPI KANT), ambos cadastrados no Diretório do CNPq e coordenados por nós. Os dois são filiados ao Núcleo de Estudos do Pensamento Iluminista”.

Para Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, essa obra é de suma importância por conseguir inserir essa discussão na Universidade Federal do Maranhão no âmbito da pesquisa nacional e internacional. “Esses dois grupos existem há vários anos e conseguiram realizar esses congressos cujos debates resultaram neste livro, que traz variados textos, todos importantes para a pesquisa e inserção da nossa universidade nesse debate”, destacou

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Rousseau, Kant e Diálogos”

Quando

Amanhã, às 18h

Onde

Auditório B (Ribamar Caldeira), no Centro de Ciências Humanas da UFMA

Preço do livro: R$ 60,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.