Meio ambiente

Dia Mundial de Limpeza de Praia terá ação educativa

O evento, que acontecerá no próximo domingo, 22, tem por objetivo a conscientização social e ambiental; este ano, a ação será realizada em dois pontos diferentes da orla de São Luís e terá a participação de estudantes e entidades da sociedade civil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Ação educativa pelo Dia Mundial de Limpeza de Praia acontecerá no próximo domingo, 22
Ação educativa pelo Dia Mundial de Limpeza de Praia acontecerá no próximo domingo, 22 (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Dia D de mobilização e conscientização social e ambiental sobre a importância da manutenção da limpeza das praias acontecerá em São Luís no próximo domingo, 22. A ação, promovida pela Prefeitura de São Luís, é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza de Praia, que ocorre em pelo menos 160 países, sempre no mês de setembro.

Estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e a população em geral devem mais uma vez se juntar para participar da ação que tem como objetivo formar uma rede de proteção das praias de São Luís.

Este ano, a ação será realizada em dois pontos diferentes da orla de São Luís. Às 7h do domingo, dia 22, tem início a concentração na Ponta d'Areia. O ponto de encontro é a Praça do Sol. Às 8h, terá a largada em direção ao Espigão Costeiro. Já na Praia da Guia, área Itaqui-Bacanga, a concentração será no Ponto Final da Vila Nova, também às 7h, com largada às 7h30, percorrendo a faixa de areia da praia.

Resíduos
Durante a ação, nos dois pontos da orla, voluntários farão a catação dos resíduos encontrados. Ao lon­go da faixa de areia, haverá ainda equipes de agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís fazendo a remoção manual e mecanizada dos resíduos mais pesados ou cujo manejo possa oferecer riscos aos voluntários, como objetos perfurocortantes.

Toda a ação será realizada conforme a tábua de marés e ao longo do percurso, os frequentadores da praia receberão dicas de como fazer o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade. Ao final, tudo que for recolhido será pesado para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz. O trecho que vai da Praia da Ponta d'Areia ao Espigão Costeiro terá ainda a presença do Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, explica que, com esta ação do Dia Mundial da Limpeza de Praia, a Prefeitura espera promover a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano. "Nem todo o lixo que vai parar nas praias foi descartado irregularmente ali. A ação dos ventos, das chuvas, dos cursos d'água pode fazer com que o lixo descartado irregularmente em determinado ponto vá parar na orla, por isso, esta é uma ação de conscientização em relação ao manejo adequado do lixo e de preservação ambiental", disse.

Dia Mundial
O Dia Mundial da Limpeza de Praia é ação de voluntariado mundial realizada no mês de setembro com o objetivo de recolher das praias, praças e outros espaços de convivência todos os resíduos que são descartados irregularmente. Em São Luís, este ano, a ação é realizada com o apoio de vários grupos voluntariados que já realizam atividades do tipo na cidade.

Em 2018, a ação ocorreu na Avenida Litorânea. Em 2019, a ação ocorrerá da Ponta d'Areia ao Espigão Costeiro. A mudança tem o objetivo de contemplar outros pontos da orla da cidade, chamando a atenção da população para os problemas causados pelo descarte irregular. Também serão realizadas atividades na Praia da Guia, na área Itaqui-Bacanga.

A atividade integra ainda o Programa Lixo Fora d'Água, fruto de uma parceria internacional firmada entre a Prefeitura de São Luís e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês), entidade sueca representada no Brasil pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A parceria foi firmada durante a Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar, que ocorreu em São Luís no mês de julho, fazendo da cidade a primeira capital brasileira a assinar o acordo.

Balanço 2018
Em 2018, a ação ocorreu no trecho do Prolongamento ao Parquinho da Avenida Litorânea e recolheu mais de 45 toneladas de resíduos que foram coletados pela população de São Luís junto com os agentes de limpeza urbana. Em dezembro, uma nova ação do tipo foi realizada. Intitulada de Dia D de Limpeza de Praia, a atividade recolheu mais de 37 toneladas de resíduos da praia, oriundos do descarte irregula

Mais

Atenção voluntário!

Você que vai participar da ação do Dia Mundial da Limpeza vista-se de branco e não esqueça de levar sua garrafa, afinal, a ideia aqui é conscientizar para reduzir a geração de lixo na orla. Caso tenha interesse em receber certificado de participação no evento, inscreva-se no link a seguir: http://iniciativa.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.