Cúpula especial do clima

Delegação da Guiana Francesa acompanhará Macron na ONU

Presidente da França pretende anunciar plano para a Amazônia, que ocupa quase todo o território ultramarino francês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu em Paris, ontem,17
Presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu em Paris, ontem,17 (AFP)

PARIS - Uma delegação da Guiana Francesa– território ultramarino da França na América do Sul – acompanhará o presidente Emmanuel Macron na cúpula especial do clima marcada para a próxima segunda-feira,23, na ONU.

No evento, Macron deve anunciar um plano para a Amazônia, após colocar as queimadas na floresta como uma das prioridades na cúpula do G7 em Biarritz, no fim de agosto. O tema gerou trocas de farpas com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

"Estamos todos preocupados. A França provavelmente ainda mais do que outros em torno desta mesa, já que somos amazônicos" , disse Macron, em referência à Guiana Francesa.

Localizada no nordeste da Amazônia, a Guiana Francesa é 98% ocupada por floresta – e o Parque Amazônico da Guiana, o maior da França, ocupa quase metade do território ultramarino.

Missão na ONU

O presidente da comunidade da Guiana Francesa, Rodolphe Alexandre, liderará a delegação. O grupo ainda incluirá representante das populações autóctones da região e o presidente do Parque Amazônico.

A presença dessa delegação "é inédita e é importante", insistiu a ministra dos Territórios Ultramarinos, Annick Girardin.

Ela disse que "o plano para a Floresta Amazônica" será discutido na quarta-feira em um comitê interministerial presidido pelo primeiro-ministro Edouard Philippe.

No fim de agosto, a ministra Annick e autoridades da Guiana assinaram um documento conjunto, pedindo a criação de um fundo internacional "contra os incêndios florestais e pelo reflorestamento".

Em outro documento, autoridades locais apontaram que o fogo "não é o único perigo que ameaça, ou destrói, a Amazônia", apontando o "extrativismo [exploração industrial da natureza]", que "tem grande parte de responsabilidade".



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.