Reajuste

AL aprova reajuste salarial de 2,94% a servidores do Judiciário

Deputados estaduais aprovaram requerimento de urgência de autoria de Adriano Sarney, o que garantiu a votação de dois turnos na sessão de ontem

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Deputados votaram em regime de urgência proposta que reajusta o salário dos servidores do Judiciário
Deputados votaram em regime de urgência proposta que reajusta o salário dos servidores do Judiciário (Assembleia agosto 2019)

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na sessão ordinária de ontem, em caráter de urgência, o Projeto de Lei nº 018/2019, de autoria do Poder Judiciário, que concede reajuste de 2,94% aos salários de todos os servidores efetivos e comissionados, com efeito
retroa­tivo a janeiro deste ano.

O projeto, aprovado por unanimidade na Casa, já foi encaminhado pela Mesa Diretora para a sanção do governador Flávio Dino (PCdoB).

A aprovação da peça ocorreu depois de um entendimento entre bancadas independentes e blocos parlamentares, pela rejeição - também por unanimidade - de uma emenda assinada pelo líder do Governo no Legislativo, deputado Rafael Leitoa (PDT), que teria como principal efeito o adiamento da apreciação da matéria.

A aprovação de um requerimento de urgência de autoria de Adriano Sarney (PV), líder do Bloco de Oposição, foi fundamental para a aprovação em dois turnos do projeto, o que consolidou o reajuste salarial dos servidores do Judiciário.

“Senhor Presidente, uma vez aprovado o requerimento nº 484/2019, de minha autoria, que solicita a imediata votação do segundo turno e finalização definitiva desse projeto que está nesta Casa, desde fevereiro, eu peço aos pares, deputadas e deputados, que a gente possa votar o segundo turno logo do projeto que repara os salários dos servidores e servidoras do Tribunal de Justiça”, disse Adriano, na ocasião da abertura dos trabalhos na Ordem do Dia.

Apesar de o Legislativo ter aprovado reajuste de 2,94%, Adriano observou a necessidade de concessão de reajustes referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017, já na gestão do governador Flávio Dino.

“Um projeto importante para todos os servidores do Tribunal de Justiça, pois concede reajuste de 2,94%. O que reflete a inflação de 2018. Mas que, justiça seja feita, ainda deve muito aos servidores do Tribunal de Justiça. Porque o ideal seria que esses servidores e servidoras ainda tivessem o reajuste de 5,67% do ano de 2015, de 6,29% do ano de 2016 e de 3,9% do ano de 2017. Então, o Governo do Estado ainda deve esses reajustes de 2015, 2016, 2017 aos servidores do Tribunal de Justiça”, pontuou.

Na apreciação da peça, não houve votos contrários ou abstenções. A aprovação ocorreu de forma unânime.

Presidente fala em missão institucional por servidores

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo, exaltou o servidor público do Poder Judiciário, que terá direito a reajuste salarial após aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa.

O reajuste, segundo o Tribunal de Justiça, consolida uma política institucional voltada para a valorização profissional dos servidores.
“Considero justo garantir esse reajuste aos servidores da Justiça, que têm elevado o papel do Poder Judiciário do Maranhão na sua missão institucional, dando importante suporte nas demandas e garantindo um atendimento de qualidade à sociedade”, afirmou o presidente do TJ.

O magistrado acompanhou to­da a tramitação do projeto no Poder Legislativo, com visitas institucionais ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e com pedidos de agilidade aos parlamentares na votação da matéria.

José Joaquim também afirmou que o reajuste é o reconhecimento ao esforço e à dedicação diária dos servidores do Judiciário. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.