Fim de conversa

Senado rejeita projeto que ampliava gastos públicos com eleições

Volume para gastos de campanha em 2020 será o mesmo gasto em 2018. Mudanças na legislação também serão vetadas.

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Anúncio de recuo foi dado por Weverton Rocha
Anúncio de recuo foi dado por Weverton Rocha (Senado)

Líderes partidários no Senado decidiram rejeitar o a lei que prevê o aumento do fundo eleitoral e abre brechas para o caixa dois em campanhas aprovado pela Câmara dos Deputados. Depois que o projeto recebeu críticas da sociedade e dos próprios senadores, os parlamentares decidiram aprovar apenas o trecho do projeto que trata do fundo eleitoral e com a condição de que esse fundo não cresça nas próximas eleições.

O recuo foi anunciado pelo relator do projeto, senador Weverton Rocha (PDT-MA), e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na saída da reunião de líderes desta tarde.

“Nós vamos ler nosso relatório, rejeitando todos os artigos que vieram da Câmara, mantendo apenas o fundo eleitoral. Esse fundo vota-se na comissão e no plenário hoje e devolve para a Câmara para eles terem tempo hábil de votar o fundo eleitoral e garantir a eleição do ano que vem”, disse Weverton

Dessa forma, o mesmo valor gastos nas eleições de 2018 será usado nas eleições de 2020: R$ 1,8 bilhão. Alcolumbre ainda criticou o tempo que o Senado, como Casa revisora, tem para deliberar sobre os projetos aprovados pela Câmara. “Esse projeto ficou sendo discutido na Câmara por dez meses e chega aqui faltando 25 dias para acabar o prazo da anualidade”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.