Semana do Trânsito

Segurança no trânsito é tema de debate no Maranhão

Encontro faz parte da Semana Nacional do Trânsito, programada, oficialmente, para ocorrer de 18 a 25 de setembro; debate contou com participação de convidados nacionais e locais, que apontaram ações efetivas para alcançar o "trânsito dos sonhos"

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Os perigos do trânsito são inerentes aos condutores, mas consideravelmente facilitados quando se descuida, mesmo que por segundos, da própria segurança e das regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em um piscar de olhos, pelo cansaço, sono ou, irresponsavelmente, pela ingestão de álcool, tragédias como a que vitimou cinco pessoas em um acidente no bairro Jaracati, em São Luís, na semana passada, podem ocorrer. De acordo com especialistas, para evitar registros assim, é essencial investir em educação, fiscalização e prevenção no trânsito e o tema foi debatido durante o 2º
Encontro Maranhense de Segurança Viária, realizado ontem e hoje no Espaço Orienta - Jardim Renascen­ça. O evento faz parte da Semana Nacional do Trânsito (SNT) e reuniu convidados locais e nacionais, além de minicursos oferecidos aos participantes.

O péssimo hábito de associar consumo de bebida alcoólica à direção mudou completamente a vida do agora aposentado Wilame Júnior. Há 10 anos, após um happy hour com os amigos, ele seguiu pilotando sua moto e, ao perder o controle da direção, acabou colidindo contra uma coluna de madeira. Como consequência, sofreu perfurações nos pulmões, fraturas em nove costelas e duas vértebras, que deixaram Júnior paraplégico e dependente de cadeira de rodas. Hoje, integrante do projeto Humanizar, vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), atua na conscientização de motoristas usando a própria experiência como alerta.

“Eu tinha esse hábito de sair aos finais de semana, tomar um chope com os amigos e, numa dessas, sofri um acidente. Pago por essa minha imprudência há dez anos e a minha multa é a cadeira de rodas. Me tornei uma pessoa com paraplegia por algumas horas de diversão. É um pre­ço que não vale a pena pagar, por isso eu levo o meu exemplo a outros condutores, para que não repitam o mesmo erro que eu cometi lá. Afinal, ninguém quer ter o peso na consciência de fazer um mal como esse a si, ou a um familiar, ou qualquer outra pessoa”, declarou.

Para ele, este relato poderia não existir, caso tivesse recebido orientações sobre os riscos da imprudência. “Há 10 anos eram iniciadas as operações da Lei Seca no Brasil, então ainda não eram vistas ações de instrução, apreensão de veículo, como vemos agora. Não havia nada que me dissesse que eu precisava me conscientizar sobre o hábito errado que tinha. Hoje, é tudo bem diferente, há muitas ações educativas pelo projeto Humanizar. Estamos sempre em escolas e empresas, bares, festas, orientando a população na busca por um trânsito mais seguro”, ressaltou Júnior.

[e-s001]Prevenção
Apesar dos frequentes casos de acidentes de trânsitos registrados no Maranhão, o estado tem desempenhado um importante papel no que se refere à educação da população voltada para o trânsito, principalmente na prevenção de ocorrências, como destacou o especialista e palestrante convidado, José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Segundo ele, a mudança de há­bitos pode gerar uma melhora significativa no trânsito maranhense, além de impedir acidentes causados por imprudência de condutores de veículos e pedestres.

“A prevenção é o grande gol. Nós temos que trabalhar a educação, o compartilhamento do espaço público. Mais do que a própria educação, e isto está dentro dela, é a percepção de risco. Se o cidadão não percebe os riscos, ele não muda seu comportamento. A partir do momen­to em que ele é orientado sobre o quão perigoso é dirigir embria­gado, utilizar o cinto de segurança, certamente há a mudança de hábitos. O cidadão sabe o que é certo ou errado. O que ele precisa é ter essa percepção para mitigar os riscos que corre no trânsito”, esclareceu.

Melhorias também são discutidas na preparação de condutores, que acaba mantendo o foco na compreensão de legislações e sinalizações de trânsito e acaba deixando a desejar no esclarecimento dos perigos aos quais os condutores são expostos caso hajam de forma imprudente. Para reverter esta realidade, os trabalhos devem iniciar desde a escola, onde o condutor inicia sua absorção de conhecimentos, como explicou o pós-doutor em educação, integrante do ONSV, Grancisco Garonce.

“O educar é muito mais que sentar em uma salinha de aula e fazer uma prova para tirar a carteira de habilitação. O educar é ensinar para as crianças que, antes de atravessar a rua, é preciso olhar para os dois lados, porque, infelizmente, ainda morre muita criança vitima de atropelamento. Não é ensinar para os pequenos o que é placa de curva sinuosa, é ensinar que o sinal vermelho significa pare, ao entrar no carro deve colocar o cinto de segurança, não deve pegar carona com condutor embriagado. São coisas que acabam mudando o comportamento desde a infância. Fiscalização e pavimentação de qualidade contribui pa­ra o bom desempenho do trânsito. Se o indivíduo estiver disposto a agir errado, ele agirá. Aí entra a
conscientização”, ressaltou o especialista.

Além dos palestrantes e demais convidados, o 2º Encontro Maranhense de Segurança Viária contou com 400 participantes da sociedade civil, enfatizando a importância do engajamento da população na busca pelo cenário ideal, conforme pontuou a anfitriã e diretora-geral do Detran-MA, Larissa Britto. “Nós antecipamos as atividades da Semana Nacional do Trânsito e contamos com grandes nomes na discussão do sobre o trânsito no Brasil durante esses dois dias de atividades, com uma vasta programação com temas que são palpitantes na ordem do dia. A preocupação que este tema provoca vai além do poder público e atinge a população. Isso ficou muito evidente nesta edição. Abrimos 350 vagas, que foram rapidamente preenchidas, e dispomos mais 50, que também foram esgotadas. Totalizamos 400 participantes, que estiveram neste debate conosco, se capacitam para levar conhecimento à população”, frisou.

Neste ano, a SNT, que será realizada de 18 a 25 deste mês, traz como tema o questionamento “Como seria o trânsito dos seus sonhos” e, para Larissa Britto, a resposta vem sendo dada a cada relato e palestra promovida durante o encontro. “Essa é a reflexão pretendida com o Encontro Maranhense de Segurança Viária. A resposta, embora seja de foro íntimo e subjetiva, apresenta temas e itens que se repetem a cada resposta que recebemos. O trânsito dos sonhos é aquele que permita o deslocamento, o exercício do direito de ir e vir de forma segura, pacífica, preservando, acima de tudo, a vida. Queremos sair e voltar para casa com a nossa integridade física preservada”, expôs.

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:
-Não dirigir alcoolizado;
-Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
-Usar sempre o cinto de segurança;
-Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
-Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.

PROGRAMAÇÃO

Hoje
2º Dia: 17 de Setembro (terça-feira)
8h - Acolhida: Transitarte
8h30 - Palestra: “Roteiro técnico pela preservação da vida aplicada em sinistros de trânsito” Palestrante: Robson Mourão - ICRIM.
10h - Coffee-Break
10h30 - Palestra: “A situação do trânsito brasileiro em mais de duas décadas de vigência do CTB - evoluções, involuções e novos desafios”.
Palestrante: Ronaldo Cardoso - Especialista e Pós-Graduado em Gestão e Segurança no Trânsito.
12h - Intervalo - Almoço
13h - Minicursos com Certificação
SALA 1: Educação para o Trânsito
Facilitador: Francisco Vieira Garonce - doutor em Educação e Pós-Doutor em Educação.Público: Educadores
SALA 2: Municipalização de Trânsito
Facilitador: José Aurélio Ramalho - Diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV
Público: Gestores Municipais
SALA 3: Identificação Veicular
Facilitador: Maj. QOPM Rômulo Reis Junior - Polícia Militar do Maranhão(PM/MA).Público: Servidores do Detran-MA, Policiais Militares e Agentes de Trânsito.17h30 Encerramento: Apresentação Cultural - Boi Nina Rodrigues

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.