COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
QUEM ANDOU mudando de idade na semana que passou foi o advogado Alfredinho Duailibe, que reuniu alguns amigos para celebrar a data. Na mesa, com ele (de pé), Cristiana e Ricardo Costa, Des. Ricardo Duailibe e Virgínia, Mariléa e Gerson Costa Filho, Arthur Jorge Ázar e Tânia
QUEM ANDOU mudando de idade na semana que passou foi o advogado Alfredinho Duailibe, que reuniu alguns amigos para celebrar a data. Na mesa, com ele (de pé), Cristiana e Ricardo Costa, Des. Ricardo Duailibe e Virgínia, Mariléa e Gerson Costa Filho, Arthur Jorge Ázar e Tânia
Gardênia Feitosa e Marina Reis Ribeiro com Patrícia Maranhão, Daniella Braide, Ana Brandão, Guga Fernandes e Uildi Melo, da AME
Gardênia Feitosa e Marina Reis Ribeiro com Patrícia Maranhão, Daniella Braide, Ana Brandão, Guga Fernandes e Uildi Melo, da AME

Empreendedoras
Marina Reis Ribeiro fez as honras da casa ao recepcionar um grupo de mulheres que integram a Associação de Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME) no Spa Ojas, localizado no Blue Tree São Luís.
Como parte do projeto ConectAME Sunset, elas participaram de um momento no belo bosque do hotel e depois de uma dinâmica no Spa sob o comando da coach Gardênia Feitosa.
A ideia foi promover um momento em que cada uma se desligasse dos afazeres do dia a dia e pudesse conectar-se consigo mesmo.

Pós-Graduação
É hoje a Aula Inaugural dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Negócios Faene, instituição comandada pelo consultor de carreiras Ricardo André Carreira e situada no bairro Residencial Pinheiros.
A professora especialista Elaine Sousa ministrará a palestra com o título “Ative seu conhecimento”.
O evento, que contará com a participação de alunos da faculdade e visitantes, além de professores,
será realizado às 19h.

Motoristas
Começou a valer ontem a Resolução 778, do Conselho Nacional de Trânsito, que define mudanças no processo de formação de motoristas.
Entre as alterações, estão a que torna facultativo uso de simulador para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação e a que reduz de 25 para 20 horas
o número de aulas práticas para a habilitação da categoria B.
O documento define também que a exigência de aulas noturnas diminui para 1 hora/aula prática tanto para a categoria A (moto) quanto categoria B (carro). Antes era de 20% sobre o total da carga horária.
Outra mudança é o aumento da validade da CNH, que passa
a ser de dez anos.

Beleza masculina
Dezoito jovens com idades entre 14 e 18 anos participarão do concurso "Mister Maranhão Teen", a ser realizado dia 30 de setembro, no espaço Versátil Eventos, no Olho d’Água.
As etapas classificatórias (quando os rapazes serão avaliados pela aparência estética corporal) acontecerão nos dias 27, às 18h,
Palacete Gentil Braga, e 28, às 15h, na cidade balneária de São José de Ribamar.
O concurso adulto acontecerá no dia 3 de novembro, no mesmo espaço, e as etapas, nos dias 1º e 2 do mesmo mês, em locais a serem definidos ainda.

Memórias
O grupo de trabalho e oração São Miguel Arcanjo produzirá em parceria com o Coral São João e o cantor Alessandro Batista, o Show Memórias, no próximo dia 20.
O evento será no Teatro da Fecomércio (em frente ao Hotel Ibis na Av. Colares Moreira) e será um resgate de algumas músicas que o Coral e o cantor apresentaram em seus últimos shows.
Esse espetáculo visa captar recursos para a Associação São Miguel Arcanjo e suas obras sociais e de Evangelização.

Extintores
Desde 1970, rodar com veículos sem extintor de incêndio passou a ser infração grave. Houve correria às lojas, os estoques se esgotaram e os preços foram às alturas.
Tempo depois, o governo comprovou a inutilidade da medida.
Na semana passada, em Brasília, na Comissão de Fiscalização e Controle, os senadores discutiram em audiência pública o
projeto de lei que pretende retomar a obrigatoriedade do uso desses equipamentos em veículos
de passeio.

Sucesso de “Bacurau”
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o filme que foi vencedor do prêmio do juri no Festival de Cannes, arrecadou R$ 1,5 milhão em bilheteria no primeiro final de semana. Com elenco contando com nomes como Sonia Braga, Silvero Pereira, Karine Teles e o franco-maranhense Antonio Sabóia, a trama, em cartaz nos cinemas de São Luís, se dá em um Brasil distópico futurista no qual, após um vilarejo do Sertão ser literalmente apagado dos mapas, moradores têm
de lutar contra uma grande ameaça para sobreviver.

TRIVIAL VARIADO

As mobilizações para alertar sobre o suicídio em setembro são uma evolução. Até há pouco, acreditava-se que não falar sobre o tema era o mais recomendável. Não é. O certo é falar, mas do jeito
certo e na hora certa.

O Brasil, de cabo a rabo, parece sofrer uma espécie de síndrome eleitoral. A eleição do ano passado ainda não fez nem o seu primeiro aniversário, os eleitos sequer completaram nove meses de mandato, ano que vem ainda teremos outra eleição,
e já se fala em 2022. Pode?

A esquerda se recusa a aceitar: não adianta a oposição ficar apenas na negativa, criticando os erros do governo Bolsonaro, sem apresentar propostas concretas para que o Brasil retome o desenvolvimento.

Camilla, aniversariando, e o juiz federal Newton Ramos Neto, recebem neste próximo sábado, no salão de festas do edifício Catamarã, na Ponta do Farol,
para comemorar a data com um sunset a partir das 16h30.
Domingo, Ana Karin Andrade levou a consulesa Karin Larue, do Canadá em São Paulo, para ver o musical “O Fantasma da Ópera”. Depois do espetáculo, elas foram recebidas para fotos pelo tenor e cantor popular Thiago Arancam. Que mandou um grande abraço para este Repórter PH.

Na próxima sexta-feira, as entidades empresariais do Maranhão receberão os deputados Hildo Rocha, Aguinaldo Ribeiro e Eduardo Braide, para falar sobre a Reforma Tributária.

DE RELANCE

Futebol, paixão e dinheiro
Uma das grandes discussões em torno do futebol brasileiro nos últimos dias é o projeto de lei em tramitação no Congresso que pretende incentivar a migração das agremiações para o modelo de clube-empresa. A proposta ainda tem grande resistência, principalmente pela questão tributária, sem falar nos obstáculos culturais. De qualquer forma, caso a ideia avance, está prevista até a possibilidade de as companhias que administrassem os times abrirem o capital na bolsa de valores e venderem ações. Neste caso, torcedores e investidores poderiam adquirir papéis ligados às equipes e, assim, seriam donos de um pedacinho dos clubes.

Futebol, paixão… 2
O formato, que volta e meia retorna ao debate, não é incomum na Europa. E existe até na América do Sul. No Chile, os três principais times, Universidad Católica, Universidad de Chile e Colo Colo usaram o artifício para captar recursos. O pioneiro no mundo foi o Tottenham Hotspur, na Inglaterra, na década de 1980. A paixão pode até se mostrar um bom investimento. Mas não em todos os casos. Três bons exemplos de rentabilidade são Juventus, da Itália, Benfica, de Portugal, e
Borussia Dortmund, da Alemanha.

Futebol, paixão… 3
Um estudo realizado em 2017 que avaliou a situação de alguns clubes da Europa mostrou que a oscilação não está necessariamente ligada ao desempenho em campo. Em muitos casos, concluiu o estudo, era a paixão – e não a racionalidade – que levava as pessoas a comprarem os papéis vinculados aos seus times. A possibilidade de que os clubes virem sociedades anônimas ou limitadas, que está no projeto, abre espaço para que tenham um dono, como ocorre com outras grandes equipes do mundo.

Setembro Amarelo
A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís promove, amanhã, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja do São Francisco de Assis, a Quarta de Paz/Setembro Amarelo com duas palestras: “O sentido da vida na prevenção do suicídio”, com a Dra Rogener Almeida (psicologia clínica); e “Prevenção ao suicídio e automutilação”, com a Dra Cristiane Lago (promotora de Justiça).

Um privilégio do nosso país
O Brasil possui 20% da água do mundo. É a primeira colocação e um privilégio, quando se sabe que só 3% da água do planeta é aproveitável. A China, por exemplo, tem 5,7% e os Estados Unidos, 3,8%. Preservar, não poluindo, é tarefa de cada um e de todos. Rios, lagoas e mares não podem ser latas de lixo, como ocorre frequentemente.

Despesas assumidas
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, esta semana, a proposta que obriga a União e os estados a ressarcirem os municípios por despesas assumidas e que não são de sua responsabilidade. É fácil para os parlamentares votarem a favor. O difícil e quase impossível se tornará tirar dinheiro devido do Ministério e das Secretarias da Fazenda.

Ela, robô
Bia, Lu, Aura, Paula, e tantas outras. Há alguns "homens" também, como o Alaor. Se você ainda não conversou ou trocou mensagens com algum deles, este dia vai chegar. São os chatbots, os assistentes virtuais cada vez mais usados por bancos, redes de varejo e empresas de telefonia, entre outros setores, para se comunicar com os clientes, tirar dúvidas, dar orientações. É a tentativa de humanizar a inteligência artificial.

Quadros da vida
O exemplo vem de uma cidade gaúcha e poderia muito bem ser copiado em São Luís: uma mostra em Caxias do Sul reúne pinturas feitas por idosos da cidade diagnosticados com Alzheimer e Parkinson. A intenção é mostrar que, apesar da doença, ainda é possível vencer o estigma e expressar emoções positivas e esperança. A Exposição Alzheimer - A Cor do Amor é uma iniciativa é da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Para escrever na pedra:
“Seja uma boa pessoa, mas não desperdice o seu tempo tentando provar”. De Paulo Coelho, escritor
brasileiro mais lido no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.