Ato bárbaro

Cresce o número de mulheres vítimas de feminicídio no estado, aponta estudo

Polícia registra 39 ocorrências este ano, com as três últimas ocorridas em menos de uma semana no Maranhão; em 2018 foram 45 mortes e em 2017, 51 crimes

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Dayara Maia Ferreira foi assassinada pelo companheiro na cidade de Estreito
Dayara Maia Ferreira foi assassinada pelo companheiro na cidade de Estreito (Casal)

SÃO LUÍS - A violência contra a mulher continua predominando no estado. Trinta e nove casos de feminicídio já ocorreram este ano, segundo dados do Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). Ano passado foram 45 casos e em 2017, 51. A polícia, em menos de uma semana, registrou três ocorrências e uma tentativa desse tipo de crime no interior.

Ainda ontem, policiais militares e civis estavam realizando incursões no sul do Maranhão com o objetivo de prenderem em flagrante Wilson de Sousa Marinho, suspeito de ter agredido fisicamente e assassinado a tiros a própria companheira, Dayara Maia Ferreira, de 25 anos, na cidade de Estreito, a 756 Km da capital. Esse ato bárbaro foi realizado na frente do filho do casal, de 7 anos.

Após o ato criminoso, o acusado deixou o filho na casa de familiares e fugiu. A polícia informou que havia vários sinais de violência no corpo da vítima. Ela foi espancada com pedaço de madeira e havia perfuração de bala na cabeça.

O corpo foi removido para o hospital da cidade para a autópsia e em seguida liberado para os familiares. O velório e o sepultamento ocorreram ontem. Policiais da delegacia de Polícia Civil de Estreito está investigando o caso.

Mais ocorrências

Na tarde do último domingo, Daniele Soares Sousa, de 28 anos, morreu no Hospital Municipal Socorrão I, vítima de vários golpes de martelo na cabeça desferidos pelo ex-companheiro, José Luís Saraiva, de 58 anos. O fato ocorreu no povoado Coque, em Vitória do Mearim, no dia 11 deste mês.

Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento e acabou praticando esse ato criminoso e em seguida, recorreu ao suicídio. O corpo dele foi encontrado em um barraco e foi levado para o hospital da cidade. Já a mulher foi transferida para o hospital em São Luís onde passou por tratamento cirúrgico, mas não resistiu.

Outro crime de feminicídio ocorreu no último dia 9 e teve como vítima Leidilene Cantanhede Ferreira, na cidade de Bequimão. De acordo com a polícia, ela foi golpeada nas costas pelo ex-companheiro, Ducivaldo do Espírito Santo Pereira, que não aceitava o fim do relacionamento.

Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Municipal Lídia Martins, no centro da cidade, mas chegou sem vida. Enquanto, o acusado fugiu e ainda ontem não havia sido localizado. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Tentativa de feminicídio

Na cidade de São Raimundo das Mangabeiras foi preso no domingo, 15, um homem, identificado apenas como Evandro, de 29 anos, acusado de tentativa de feminicídio. A polícia informou que ele teria espancado a própria companheira, Elitamara, de 27 anos.

A vítima foi socorrida pelo Samu e levada para um hospital, em Balsas, e ainda ontem corria risco de morte. O suspeito foi apresentado na Delegacia Regional de Balsas onde foi autuado.

Saiba mais

A polícia conseguiu prender no dia 12 deste mês Gilvan da Silva Delmonte, de 46 anos, na capital piauiense, acusado de ter assassinado a sua ex-companheira Maria Caetano de Oliveira Sousa, de 54 anos, no dia 13 de junho, no município de Presidente Dutra.

Entenda

135 casos em menos de 3 anos

51 casos em 2017;

45 casos em 2018;

39 casos em 2019 (de Janeiro a 15 de setembro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.