COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O ESTÚDIO Solange Costa Produções comandará, no próximo dia 29, uma noite muito especial no Restaurante Beiruth, onde se apresentará a linda bailarina de dança do ventre Esmeralda Cobanone (foto), acostumada a encantar públicos no Brasil e no exterior e que em São Luís também deixará homens e mulheres de queixos caídos. A ideia de trazê-la é da professora de dança do ventre Solange Costa, que, aliás, muito bem representou o Maranhão em Natal (RN), com um número solo contagiante na “Noite de Gala” do Encontro Nordeste de Dança Oriental
O ESTÚDIO Solange Costa Produções comandará, no próximo dia 29, uma noite muito especial no Restaurante Beiruth, onde se apresentará a linda bailarina de dança do ventre Esmeralda Cobanone (foto), acostumada a encantar públicos no Brasil e no exterior e que em São Luís também deixará homens e mulheres de queixos caídos. A ideia de trazê-la é da professora de dança do ventre Solange Costa, que, aliás, muito bem representou o Maranhão em Natal (RN), com um número solo contagiante na “Noite de Gala” do Encontro Nordeste de Dança Oriental

Semana da Música
A Semana da Música será celebrada com festa em São Luís, de 20 a 22 de novembro, especialmente para fortalecer a cena musical atual, reconhecer e premiar artistas, grupos e instituições que se destacaram com trabalhos e iniciativas na área.
Trata-se da primeira edição da Festa da Música no Maranhão (FMM19), que promoverá um grande encontro musical com vasta programação.
O “Prêmio Papete”, uma homenagem a esse grande artista maranhense que nos deixou há três anos, marcará a abertura do evento, com o reconhecimento de quem fez e faz a música acontecer.
A noite contará com a participação da Orquestra Guajajaras e de convidados.
A programação seguirá com a “Feira da Música” e a “Noite da Música”, na Praça Nauro Machado, com exposições, lançamentos e shows.

Semana da Música 2
Durante a Semana da Música, serão realizadas oficinas de música para crianças e jovens, ações e atividades envolvendo universidades, escolas, instituições, emissoras de rádio e TV.
O evento tem patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, com a realização da Time Projetos e Eventos e produção da Interart Produção Criativa.

Jornada Jurídica
Destacados nomes do Direito nacional, desembargadores e os ministros Paulo Moura Ribeiro e Mauro Campbell Marques, além do presidente da OAB, Felipe
Santa Cruz, estarão reunidos na capital maranhense, de 18 a 20 de setembro, para a XV Jornada Jurídica da UNDB Centro Universitário, no Hotel Luzeiros.
A Jornada contará com conferencistas renomados em palestras muito atuais para o avanço da sociedade democrática brasileira, tão polarizada atualmente.
Este ano, o tema central será “Temas Contemporâneos do Direito Privado”.

Jornada Jurídica 2
Discutir o Direito Contemporâneo em uma sociedade democrática é, acima de tudo, contribuir para a busca de soluções para diversas questões que influenciam diretamente a vida dos brasileiros.
Esse evento, que tem como marca registrada o brilhantismo de seus conferencistas, chega à décima quinta edição consolidando-se como uma das maiores iniciativas acadêmicos anuais de Direito do Brasil, além de reunir profissionais de outras áreas, dado o interesse multidisciplinar dos temas em debate.

Enfermagem Obstétrica
O Instituto Florence de Ensino iniciará uma nova turma do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica e Neonatal.
O curso terá duração de 18 meses e os encontros ocorrerão durante o fim de semana de cada mês. As primeiras aulas serão ministradas nos dias
20, 21 e 22 de setembro.
As inscrições serão feitas na Secretária Acadêmica, localizada no prédio sede do Florence, na
Rua Rio Branco.

UFMA e Encontro de Cordas
O Departamento de Música da UFMA realizará, entre os dias 5 e 8 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo, na Escola de Música e no Casarão Azul, o Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol. O projeto conta com a parceria da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa, da Escola Municipal de Música e da Uema. O encontro é um projeto musical destinado a crianças, jovens e adultos que tenham o intuito de fomentar o estudo sobre a música de concerto e os instrumentos de cordas friccionadas.

TRIVIAL VARIADO

O presidente José Sarney já confirmou: estará no Vaticano, dia 13 de outubro, para testemunhar a cerimônia de canonização da primeira santa brasileira, Santa Irmã Dulce dos Pobres, de quem foi grande amigo.

Em tempo: não será surpresa se sua filha, a ex-governadora Roseana Sarney, acompanhá-lo nessa viagem, pois Dona Marly, com dificuldades de locomoção, dificilmente poderá comparecer a esse ato religioso.

Por falar em Roseana, ela foi vista ontem saboreando comidas japonesas no Tanaka, com o marido, a filha, o genro, a neta caçula e o irmão Fernando Sarney e Teresa. Com eles, também, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves embarcou ontem em comitiva empresarial para o Rio Grande do Norte, para participar, em Natal, da semana do Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

Trata-se de uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).

Considerada a principal agenda de cooperação estratégica bilateral, o Encontro está em sua 37ª edição, tem como tema “Parceria Brasil-Alemanha em Tempos de Mudança Global” e deve reunir cerca de 600 empresários dos 2 países.

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda entre maio de 2016 e abril de 2018, dizia e repetia: “Não se sustenta um País que gasta mais do que produz.” Recomendava que os Estados fizessem ajustes com urgência. Ele é, atualmente, secretário da Fazenda do
Estado de São Paulo.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou e repetiu semana passada que “o problema da Amazônia foi mal divulgado à opinião pública”. O primeiro-ministro da Inglaterra Lord Balfour, entre 1902 e 1905 dizia: “Numa democracia, governar é explicar.”

Secretários de Fazenda propõem reforma tributária que eleve a participação de Estados e municípios no bolo tributário nacional. Técnicos do Ministério da Economia avaliam que a medida é inviável diante do cenário de contenção de
gastos da União.

O empresário Zeca Belo embarca esta semana para São Paulo, para dar continuidade a tratamento de saúde que está sendo feito por grandes especialistas da capital paulista.

Quem está mudando de idade nesta segunda-feira é o engenheiro e empresário Clorisval Gomes Pereira, figura das mais queridas e admiradas de nossa sociedade.

DE RELANCE

Sobre depressão
O Espaço Renascença foi palco, na noite da última sexta-feira, da roda de debates “Dialogando sobre a Depressão”, evento promovido pelo deputado Fábio Macedo, autor da Lei 11.079, que instituiu o dia 13 de setembro como o Dia Estadual de Combate à Depressão, integrando a programação do chamado “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de prevenção ao suicídio.
Coube ao jornalista e ex-apresentador do programa Bem Estar, da Rede Globo, Fernando Rocha, mediar a roda de debates, que contou com a participação da ex-BB Fani Pacheco, do cantor Tony Guerra, da psicóloga Sandra Ory, do psiquiatra Gilberto Alves e dos influenciadores digitais David Brasil e Thaynara OG.

Adeus a Roberto Leal
O Brasil se despediu do cantor português Roberto Leal, que morreu em São Paulo, aos 67 anos, na madrugada de ontem. Ele estava internado no Hospital Samaritano, após uma reação alérgica a um medicamento. Há dois anos, Roberto tratava um câncer. As causas da morte não foram divulgadas, mas a assessoria do artista afirmou que nas últimas horas de vida ele teve complicações decorrentes de insuficiência renal. Nos anos 1980, Roberto veio várias vezes fazer shows em São Luís, trazido pela Comunidade Portuguesa nesta Capital.

Adeus a Roberto Leal 2
Roberto Leal nasceu no norte de Portugal e mudou-se para o Brasil aos 11 anos, em 1962, com os pais e nove irmãos. No fim dos anos 1980, voltou para o país europeu e lá, dedicou-se ao mercado musical e comandou um programa de televisão. Em 1998, voltou ao Brasil. Seu último CD, “Arrebenta a festa”, foi lançado em 2016. Em 45 anos de carreira, Roberto atingiu o marco de mais de 17 milhões de discos vendidos. Entre as faixas mais conhecidas estão “Bate o pé” e a “A festa pode ser bonita”.

Obesidade infantil
Setembro também é laranja, pois é o mês de combate à obesidade infantil. O intuito é conscientizar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância de práticas alimentares saudáveis em casa e nas escolas, bem como estimular a prática de atividades físicas. A Organização Mundial da Saúde aponta que 41 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso. Para a Sociedade de Pediatria, esse dado é alarmante e a entidade está empenhada para que seja drasticamente reduzido. A conscientização é imprescindível para prevenir a obesidade infantil e outros problemas decorrentes de uma alimentação inadequada.

Resíduos sólidos
Na semana passada, em Brasília, representantes da Prefeitura de São Luís e da Embaixada do Chile no Brasil estiveram na Agência Brasileira de Cooperação, no Itamaraty, avaliando a possibilidade da execução de um projeto de cooperação técnica na gestão de resíduos sólidos. A iniciativa é pertinente, pois visa ampliar as ações de controle do descarte irregular de lixo na capital maranhense, intensificando a política de gestão de resíduos, que, aliás, já vem sendo desenvolvida nesta cidade.

Enredo da Flor do Samba
Tem escola de samba maranhense preparando-se para o Carnaval 2020. Na última sexta-feira, a Flor do Samba lançou seu enredo para o ano que vem. O lançamento aconteceu na sede da escola, no bairro do Desterro. Para este ano, o enredo da agremiação será “Tradição, Emoção e Alegria: a flor canta as festanças patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”.

Para escrever na pedra:
“Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final”. De Charles Chaplin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.