COLUNA

Morde e assopra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A reação em massa dos deputados do Maranhão em apoio à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que prevê o uso comercial da Base de Alcântara, é mais um capítulo da “guerra” pessoal entre o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
E é fruto de uma postura de “morde e assopra” do governador maranhense e da sua base aliada.
Em alguns momentos - notadamente durante entrevistas à grande imprensa -, os comunistas mostram-se favoráveis à proposta, mesmo que com ressalvas. Em outros, fazem parecer que essas ressalvas são impeditivas, o que os levaria a não aceitar os termos do acordo.
Foi esse tipo de postura que levou o presidente da República a avaliar a possibilidade de começar a tratar do tema com o Amapá;
- Estamos com algum probleminha com o governador do Maranhão, que por coincidência é do PCdoB, […] espero que tudo o que foi feito no Maranhão não seja jogado fora. O governador poderia dar uma força pelo bem do povo do Maranhão -, disse Bolsonaro, ainda em agosto, ao justificar sua possível nova atitude.
Ocorre que (é óbvio), mesmo os adversários do governo federal, como Dino e sua base, sabem que o acordo Brasil-EUA é bom não apenas para o Maranhão, mas para o país. Como sabem que as supostas ressalvas ao projeto não passam de mero jogo político.
E Bolsonaro, pelo visto, não está nem um pouco interessado em fazer “jogo político” com um assunto tão sério.

Falando nisso I
O deputado estadual Zé Inácio (PT) afirmou à coluna que não assinou manifesto favorável à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que prevê o uso comercial da Base de Alcântara.
O documento foi subscrito por membros da Assembleia Legislativa do Maranhão após ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de levar o AST para o Amapá.
Inácio diz que seu posicionamento corrobora o do partido. - Nossa bancada, tanto na Câmara, quanto no Senado, tem posicionamento contrário ao acordo nos termos em que estão sendo negociados - declarou.

Falando nisso II
Para o petista, o AST, nos atuais termos, “coloca em risco a soberania nacional” porque os EUA mantêm política imperialista.
- Nos governos do PT, os Estados Unidos nunca foram um parceiro estratégico da política aeroespacial”, completou.
O parlamentar acrescentou que sua postura no caso – bem como a do PT – leva em conta a defesa de comunidades tradicionais que vivem nas proximidades do Centro de Lançamento.

Demissões em massa
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (Seema) emitiu, no fim de semana, nota na qual reclama da recente onda de demissões na Saúde estadual.
Segundo a entidade, o processo iniciou-se há cerca de 60 dias e está preocupando toda a categoria, o que levou sindicatos da área a procurar a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
- Existem muitas especulações sobre a finalidade dessas demissões, entre as teorias uma seria para barganhar votos para as eleições municipais -, destaca o comunicado.

Sucateamento
Na semana passada, os deputados Adriano Sarney e César Pires, ambos do PV, já haviam denunciado o sucateamento de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantidas pelo Governo do Maranhão.
Segundo eles, há uma onda de demissões em massa nas unidades. Adriano, por exemplo, destacou que participou de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde (SES) com os demitidos.
- Hoje, nós temos mais de 128 pessoas demitidas das UPAs de São Luís e do interior, 128 pessoas entre motoristas, enfermeiras, técnicos de enfermagem -, pontuou.

Maquinário
O deputado federal João Marcelo e o prefeito Edvan Brandão entregaram, no fim de semana, no Sindicato dos Pescadores de Bacabal, um moderno trator de pneus.
O maquinário, adquirido pela Codevasf com recursos de emenda de autoria do parlamentar, é fruto de requerimento do vereador Venâncio do Peixe, presidente do sindicato.
Destinado ao trabalho dos pescadores, psicultores e agricultores, o equipamento reforça a capacidade produtiva, melhorando a vida das famílias da zona rural.
Liberdade
O desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Federal Regional da 4ª Região, mandou soltar o empresário Marcio Lobão, filho do ex-senador e ex-ministro Edison Lobão (MDB), preso na última terça 10.
Na decisão, ele converteu a prisão em medidas cautelares, como a proibição de deixar o Brasil e de ter contato com outros investigados. Também determinou o pagamento de fiança de R$ 5 milhões.
A defesa de Marcio Lobão declarou que a prisão “era desnecessária, se referia a fatos antigos e que ele vinha colaborando com a Justiça”.

DE OLHO

60 mil servidores podem ser afetados caso a Justiça do Maranhão confirme liminar contra o pagamento de reajuste de 21,7% às categorias, de acordo com o Sintsep.

E MAIS

• O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) destinará emenda para a Saúde no município de São João Batista, na Baixada Maranhense.

• O Governo do Maranhão conseguiu nova decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) na luta que trava para conseguir empréstimo para pagamento de precatórios.

• A filha do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), Nathalia Dutra, voltou a fazer desabafo sobre a grave situação de saúde do pai, ainda internado após um AVC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.