Semana do Trânsito

II Encontro de Segurança Viária acontece em São Luís

Evento, alusivo a Semana do Trânsito, será realizado hoje e amanhã, às 8h, no Espaço Renascença

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito em São Luís começa com a realização do II Encontro Maranhense de Segurança Viária, hoje e amanhã, às 8h, no Espaço Renascença (Jardim Renascença). O evento contará com a participação de autoridades e especialistas em trânsito de renome nacional nos debates e palestras sobre segurança viária. O tema central é “Como seria o trânsito dos seus sonhos”.

A programação inclui palestras, painéis, debates, mesas redondas, oficinas e minicursos sobre a Lei Seca, educação para o trânsito, legislação, municipalização e segurança viária, entre outros. De acordo com a diretora do Detran-MA, Larissa Abdalla, importantes tópicos sobre segurança viária serão debatidos por representantes de órgãos inseridos no Sistema Nacional de Trânsito.

A palestra de abertura terá como tema “Desafios na formação de condutores no Brasil”, a ser proferida por Francisco Vieira Garonce, pós-doutor em Educação. Depois, será proferida a palestra “Impacto das inovações pretendidas pelo Governo Federal no Trânsito Brasileiro”, por Gleydson Mendes, pós-graduando em Direito de Trânsito, professor de Legislação de Trânsito e criador e colaborador do site “Sala de Trânsito”.

O painel “Projetos Educativos desenvolvidos pelo Detran/MA: retrospectiva dos últimos três anos” será apresentado pela diretora do Detran/MA, Larissa Abdalla Britto. Hoje, também está previsto o lançamento dos livros “Curso de Legislação de Trânsito”, de Gleydson Mendes e Leandro Macedo, e “Transitando pela Psicologia do Trânsito no Brasil: ontem, hoje e amanhã”, de Juliana Guimarães.

Amanhã, a primeira palestra terá como tema “Roteiro técnico pela preservação da vida aplicada em sinistros de trânsito” e será proferida por Robson Mourão, do Instituto de Criminalística.

“Toda programação é focada na redução dos índices de acidentes. É muito importante que tenhamos este momento de debate para buscarmos, juntos, soluções para um trânsito mais seguro e a consequente redução do número de óbitos”, destacou Larissa Abdalla.

Entre os palestrantes, destaque para o secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, para o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, e para o presidente do Fórum Nacional da Lei Seca, Cícero Emanuel Costa. Além desses convidados, participará o analista educacional de Trânsito e criador do canal “Legtransito” no Youtube, Ronaldo Cardoso.

Programação


Hoje

8h - credenciamento e acolhida: saxofonista do Corpo de Bombeiros

8h30 - abertura oficial- Composição de Mesa

9h - Palestra: “Desafios na formação de condutores no Brasil”.

Palestrante: Francisco Vieira Garonce - doutor em Educação e Pós-Doutor em Educação.

10h – coffee-break

10h30 - Palestra: “Impacto das inovações pretendidas pelo Governo Federal no Trânsito Brasileiro”.

Palestrante: Gleydson Mendes – Bacharel em Direito. Pós-Graduando em Direito de Trânsito. Professor de Legislação de Trânsito. Criador e Colaborador do Site Sala de Trânsito.

12h - intervalo – almoço

13h30 - acolhida: Transitarte

13h40 - painel: “projetos educativos desenvolvidos pelo Detran/ma: retrospectiva dos últimos três anos”. Palestrante: larissa abdalla britto – diretora do departamento estadual de trânsito do maranhão (Detran-ma) e presidente da and.

14h20 - palestra: “a psicologia do hábito e suas implicações no trânsito”. Palestrante: Juliana Guimarães – diretora Técnica da ABRAPSIT

15h20 - palestra: “Trânsito e o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU – multitarefas para salvar vidas”. Palestrante: Francisco de Assis Perez Soares – mestre em Energia e Ambiente e Especialista em Gestão de Trânsito

16h Coffee-break

16h30 - Palestra: “como a sociedade organizada contribui para segurança viária – análise sob a ótica da mais influente instituição brasileira: o observatório nacional de segurança viária”. Palestrante: José Aurélio Ramalho – diretor Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV

17h - Mesa redonda: “a importância da lei seca no controle de sinistralidade no trânsito – Retrospectiva 11 anos de ações”. Debatedores: rositânia pereira de farias– coordenadora de educação para o trânsito do Detran/ma e vice-presidente do fórum lei seca do brasil – and. Cícero Emanuel Andrade – policial militar do Estado de Alagoas e presidente da Comissão do Fórum Permanente das Operações Lei Seca no Brasil – AND. Glauber Santos Naves Peixoto – coordenador de Comunicação OLS do Brasil – AND.

18h - Lançamento do Livro “Curso de Legislação de Trânsito” – 6° Edição – Editora JUSPODIVM -Autores: Gleydson Mendes e Leandro Macedo.

Lançamento do Livro “Transitando pela Psicologia do Trânsito no Brasil: ontem, hoje e amanhã” Autora: Juliana Guimarães

18h30 - Encerramento

Amanhã

8h - Acolhida: transitarte

8h30 - Palestra: “roteiro técnico pela preservação da vida aplicada em sinistros de trânsito”. Palestrante: Robson Mourão – ICRIM.

10h - coffee-break

10h30 - Palestra: “A situação do trânsito brasileiro em mais de duas décadas de vigência do CTB – evoluções, involuções e novos desafios”. Palestrante: Ronaldo Cardoso – especialista e Pós-Graduado em Gestão e Segurança no Trânsito.

12h - intervalo – almoço

13h - mini cursos com certificação

SALA 1: Educação para o Trânsito

Facilitador: Francisco Vieira Garonce – doutor em Educação e Pós-Doutor em Educação. Público: Educadores

SALA 2: Municipalização de Trânsito

Facilitador: José Aurélio Ramalho – diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV- Público: Gestores Municipais

SALA 3: Identificação Veicular

Facilitador: Maj. QOPM Rômulo Reis Junior – Polícia Militar do Maranhão(PM/MA). Público: servidores do Detran-ma, policiais militares e agentes de trânsito.

17h30min - Encerramento: Apresentação Cultural – Boi Nina Rodrigues

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.