Ipês

Floradas dos ipês chamam atenção nesta época do ano

Flores amarelas e brancas estão prevalendo em São Luís nesta época do ano, mas há ipês de outras cores na capital, como os ipês com flores rosas

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Ipê rosa deixa paisagem mais bonita na Avenida dos Africanos
Ipê rosa deixa paisagem mais bonita na Avenida dos Africanos (ipê rosa)

São Luís - O mês de setembro está mais colorido com o desabrochar das flores dos ipês. Basta um rápido passeio por São Luís para ver que essas árvores frondosas ganham mais vida nesta época do ano. Depois de julho e em agosto, são as flores amarelas e rosas que desabrocham. Os ipês com flores brancas são os últimos a se mostrarem nesta época. No entanto, a beleza exuberante é passageira.

As flores de todas as espécies de ipês ficam pouco tempo nos galhos das árvores e logo morrem, geralmente em uma semana. O aparecimento das flores variam de acordo com a espécie, pois cada tipo de ipê tem uma característica genética que determina o tempo da florada. Essas características manifestam-se devido às condições climáticas, como mais ou menos frio, clima mais seco ou menos seco.

É por isso que muita gente aproveita o cenário para registar uma foto. Na capital, os ipês estão em áreas aleatórias, como na Praça Dom Pedro II, às margens da Avenida dos Africanos e em vários bairros. Quando as flores caem, elas formam um tapete colorido cobrindo o chão. “As flores desabrocham muito rapidamente. Você passa e observa que a árvore está seca e no outro dia, já tem flores. Pena que essa beleza toda dura pouco”, observou Maria Cananga Monteiro, moradora do Centro.

Os ipês geralmente florescem em sequência: o ipê-roxo primeiro, em maio; seguido pelo amarelo, cujas flores se abrem por mais tempo, de junho a agosto; depois vem o branco, em agosto; e o rosa aparece por último, com o começo das chuvas em setembro e outubro. Mas é possível que a florada avance, como é o caso dos ipês amarelos, brancos e rosas, que, atualmente, dominam o cenário em São Luís. Cada flor normalmente abre e fecha em um mesmo dia. Como são muitas por árvore, elas podem durar semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.