Santa Paulina

Ação social beneficia moradores da Cohama

Evento foi realizado na Paróquia Santa Paulina em parceria com a Comissão de Direito das Famílias da OAB/MA, com variados atendimentos gratuitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Ação social garantiu atendimento gratuito de serviços médicos, beleza e justiça para moradores da área do Residencial Pinheiros
Ação social garantiu atendimento gratuito de serviços médicos, beleza e justiça para moradores da área do Residencial Pinheiros (Santa paulina)

Sábado foi de dia cuidar da saúde, da estética, de conhecer seus direitos, de dançar, de encontrar os vizinhos. Em ação social realizada pela Paróquia Santa Paulina (no Residencial Pinheiros) e a Comissão de Direito das Famílias da OAB/MA, dezenas de pessoas receberam atendimento gratuito de serviços médicos, de beleza e de justiça, como dona Zoraia do Rosário da Penha, 57 anos, moradora do bairro.

“Quando eu soube que ia ter Clínico Geral já trouxe logo meus exames, porque consegui uma consulta, mas está marcada só para outubro. Já mostrei logo os exames para o médico, aproveitei para ver a minha glicemia também e consultar com o dermatologista, porque tem uma coceira na minha pele. Consulta é muito difícil, então quando tem uma oportunidade dessas a gente não pode perder”, disse a aposentada.

A também aposentada Maria de Fátima Viana Silva, moradora da Vila 7 de Setembro, argumenta que serviços médicos são caros e consultas são difíceis de marcar. “Então vale a pena você sair de casa, se consultar, encontrar amigos. Ações sociais são muito bem vindas”, disse Maria de Fátima.

Das 8h às 14h foram ofertados atendimento jurídico, serviço médico e odontológico, orientação nutricional, teste de glicemia, aferição arterial (PA) e teste de bioimpedância, estética, recreação para as crianças e aula de zumba. Na questão jurídica houve atendimento e orientação nas áreas de Família, Civil, Criminal, Trabalho e do Direito Previdenciário. A ação, que teve ainda a parceria do Instituto Florence, reuniu cerca de 100 profissionais, paroquianos, voluntários.

Segundo a organização, os serviços médicos foram os mais procurados. “Quem veio fez de tudo, aferiu pressão, viu a glicemia, foi no clínico geral, fez limpeza de pele, Uma iniciativa dessas, que leva serviços gratuitos para comunidades que precisam, é louvável”, disse Conceição Hiluy, da Comissão Pastoral Paroquial.

De acordo com o pároco e coordenador geral da ação social, Valdenir Tadeu, outras atividades já foram realizadas no bairro, mas o diferencial dessa foi o atendimento jurídico. “É um prazer enorme realizar o bem sem olhar a quem. É a primeira ação social em parceria com a OAB, por isso temos desta vez orientação profissional na área jurídica, além disso, temos a estética que está sendo muito procurada. Estamos fazendo um trabalho em conjunto com a OAB, Instituto Florence,
Associação de Moradores, voluntários, e a igreja está aberta para todos”.

Para Themis de Jesus, vice-presidente da Comissão de Direito das Famílias da OAB/MA foi também a primeira ação da Comissão nas comunidades. “Nessa gestão nós passamos a fazer um trabalho que é buscar a comunidade para abraçá-la. Resolvemos levar as atividades para as comunidades e a melhor forma que encontramos foi fazer ação social. Até então a gente só tinha participado fazendo palestras relacionadas ao Direito da Família, mas resolvemos ampliar, levar mais serviços, gestar, organizar. Então, esse é o nosso primeiro evento nessas proporções, e a Santa Paulina apareceu para a gente por obra e graça do Senhor. Também contamos com Instituto Florence, que deve ser nosso parceiro para próximos eventos”, disse Themis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.